Com a proposta de priorizar a prevenção primária à criminalidade e focar no combate a roubos e furtos de veículos e a estabelecimentos comerciais, o tenente-coronel Mateus Garcia Pereira assumiu o comando do 13º Batalhão da Polícia Militar, que tem sede em São Mateus. Natural de Anchieta, sul do Estado, o novo comandante do 13° BPM ingressou na PM em 1992 e teve atuação destacada como diretor de curso de formação de soldados, no Batalhão de Trânsito e na Corregedoria da PMES.

Novo comandante do 13º Batalhão, o tenente-coronel Mateus ingressou na PM em 1992 e já atuou como diretor de curso de formação de soldados, no Batalhão de Trânsito e na Corregedoria. -Fotos: Ademilson Viana/TC Digital

Em entrevista à Rede TC antes de começar a cerimônia de troca de comando, o tenente-coronel Mateus disse ter ficado feliz e surpreso com a quantidade de projetos desenvolvidos pelo Batalhão de São Mateus em parceria com a comunidade. “A escolinha de futebol, os alunos de artes marciais e outros projetos”, destacou.

Ele garantiu ainda que continuará priorizando esses projetos sociais, com trabalho contínuo de valorização dos policiais militares, “que têm realmente dado mais do que o suor, o próprio sangue, para fazer frente à criminalidade”. Ele antecipou ainda a determinação de trabalhar em conjunto com a Polícia Federal, a Polícia Civil e outros órgãos de segurança pública, “para buscarmos ter um foco maior nas questões relativas ao crime”.

Leia também:   PM apreende maconha no Bairro Cacique

CERIMÔNIA

A cerimônia de troca de comando aconteceu na manhã desta sexta-feira (12), no auditório principal da Faculdade Vale do Cricaré, e contou ainda com as presenças do secretário estadual de Segurança Pública, Antonio Roberto Cesário de Sá, do comandante-geral da PMES, coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça, além de comandantes de outros batalhões da PM capixaba, representantes de Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros e o major Pontes, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado da Mata Atlântica (Cipe), antigo Caema do Estado da Bahia.

Também participaram da solenidade os deputados estaduais Freitas e Capitão Assumção, o promotor de justiça aposentado Paulo Robson, os prefeitos Francisco Vervloet (Conceição da Barra) e Bruno Araújo (Pedro Canário), os vereadores Francisco Amaro (representando o prefeito Daniel Santana), Jozail Fugulim, Doda Mendonça e Paulo Chagas, o presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública e da Assenor Natan Beltrame e o vice-presidente da CDL de São Mateus e diretor-geral da Rede TC de Comunicações Márcio Castro, entre outras autoridades.

Leia também:   Um homem morto e duas mulheres feridas em confusão em Braço do Rio

PM’S MIRINS

Ao final da cerimônia, o Batalhão de São Mateus prestou homenagem a duas crianças que escolherem a Polícia Militar do Espírito Santo como tema para a festa de aniversário delas. As crianças foram recebidas no local de destaque para fotos.

 

Roberto Sá: redução dos índices de criminalidade. -Foto: Ademilson Viana/TC Digital

Roberto Sá destaca desafio de ampliar o alcance do Programa Estado Presente

Ampliar o alcance do Programa Estado Presente é um dos desafios que o secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá está encarando, conforme destacou em entrevista à Rede TC durante a cerimônia de troca de comando do Batalhão de São Mateus, nesta sexta-feira. Ele citou os números obtidos no primeiro trimestre, avaliando como os melhores índices da segurança pública no Estado em 23 anos.

“Foi o menor número de homicídios dolosos da história, desde de 1996. Março foi a primeira vez que teve menos de 90 casos. É óbvio que isso não é motivo para comemorar porque ainda morreram 87 pessoas. A violência urbana é um mal que assola todo o País e que, inclusive, pautou as últimas eleições. É caro a todos nós. A gente precisa urgentemente envolver todos os segmentos da sociedade, os poderes, para analisar, numa matriz de responsabilidade, e enfrentar essa realidade” – pontuou.

Leia também:   Em clássico na Vila Nova, Botafogo vence o Flameguinho por 4 a 3

CORONEL BARRETO

Comandante-geral da PMES, o coronel Barreto também enfatizou a redução dos índices de criminalidade alcançados no primeiro trimestre de 2019 e disse que o objetivo é promover cada vez mais integração com a comunidade, além de diálogo permanente com a tropa. “Retornando a polícia ao patamar que ela sempre mereceu de desempenho operacional. Nos primeiros meses, os números demonstraram que estamos nesse caminho. Em pouco tempo a PM bateu recordes históricos de redução de criminalidade” – analisou.

São Mateus–ES

Leia também: Ex-comandante do Batalhão de São Mateus, Menegatti assume a RPMont na terça-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here