Pelo terceiro ano letivo consecutivo, a Escola Municipal Arnóbio Alves de Holanda, do Bairro Forno Velho (Cohab), realiza o projeto Vem que eu te Conto. Conforme explica a pedagoga Lucivânia Alves Rodrigues, trata-se de um projeto de incentivo à leitura voltado para estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. A abertura do projeto foi na terça-feira (23) à tarde.

A pedagoga pontua que o objetivo é trabalhar com os alunos que estão na base da alfabetização com reforço na leitura e escrita. Aos alunos do 1º e 2º anos, o trabalho é voltado para a alfabetização. “Esses alunos estão dentro do ciclo da alfabetização segundo a Base Nacional Comum Curricular” – explica.

“Baseados nisso, propomos algumas atividades na escola para que as crianças desenvolvam a leitura e a escrita. Assim surgiu o projeto Vem que eu te Conto, há três anos, no sentido de trabalhar não só a leitura e a escrita, mas também a oralidade. Tanto os professores quanto os alunos são envolvidos na contação das histórias” – detalha.

De acordo com Lucivânia, um cronograma foi montado para ser trabalhado ao longo do ano letivo. As ações propostas são contação de história –realizada por uma das turmas a cada 15 dias– visitas à biblioteca uma vez na semana –acompanhada de um professor–, maleta viajante –onde as crianças levam um livro com uma ficha de leitura para casa para trabalhar com a família–, além das atividades de rotina dentro do conteúdo enviado pela Secretaria Municipal de Educação.

 

Enriquecimento do vocabulário das crianças

 

A pedagoga Lucivânia explica que um dos pontos observados como positivo é o enriquecimento com a adição de novas palavras no vocabulário das crianças, tanto na escrita quanto na fala. “A partir do momento em que vão aprendendo o significado, vão incremento o vocabulário. O projeto potencializa a identidade leitora dos estudantes fazendo com que no futuro possam ser escritores das próprias histórias” – afirma.

Outro objetivo do projeto é que os estudantes escrevam um livro com várias histórias ao longo do ano. Segundo a pedagoga, antes da culminância, prevista para novembro, aconteça uma tarde de autógrafos com os autores estudantes.

Lucivânia afirma ainda que na culminância do projeto Vem que eu te Conto em novembro será realizada também uma mostra com exposição dos trabalhos realizados pelos estudantes ao longo do ano, além de apresentações com contação de histórias e musicais. Ela pontua que o momento será aberto para as famílias e toda a comunidade escolar.

A pedagoga salienta que na abertura do projeto os professores apresentaram duas histórias, sendo uma delas cantada, além da apresentação da peça teatral Os Três Porquinho “para recepcionar as crianças e mostrar como será esse projeto que vamos trabalhar”.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here