O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) abre no dia 13 as inscrições para o curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva. Coordenadora do curso, a enfermeira e doutora em Epidemiologia Susana Bubach afirma que o curso foi aprovado pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre julho e agosto de 2023, e teve liberação do Ministério da Educação (MEC) em dezembro.

Ela afirma ainda que a previsão para o início das aulas é no segundo semestre deste ano, no dia 15 de agosto. O curso é o primeiro mestrado público em saúde profissional no Norte do Espírito Santo, segundo Susana Bubach.

De acordo com ela, podem se inscrever profissionais que tenham graduação, ensino superior completo e que atuem na área da saúde coletiva. Ela detalha que o profissional vai precisar desenvolver um projeto durante o curso voltado para a saúde coletiva.

A coordenadora do curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva, Susana Bubach, afirma que ao todo são 14 vagas disponíveis.
Foto: Divulgação

“Poderemos ter inscrito por exemplo um advogado, mas que atue na área da saúde coletiva, um enfermeiro, para o profissional de saúde é mais fácil, mas as demais profissões podem estar participando desde que atuem na área da saúde coletiva. Médico, odontólogo, psicólogo, assistente social, qualquer profissional da área da saúde podem tentar, mas eles têm que ter atuação e o projeto precisa ser voltado para a saúde coletiva” – explica a coordenadora.

Leia também:   Prefeitura busca eliminar lixão irregular no acesso ao Bairro Cohab

Segundo Susana, ao todo são 14 vagas disponíveis. O curso de mestrado profissional em Saúde Coletiva terá duração de 24 meses.

 

Seleção terá várias etapas

 

A coordenadora Susana Bubach ressalta que a seleção tem várias etapas e pontua que outros detalhes estão no edital. “É necessário enviar uma série de documentos, caso o interessado esteja habilitado, passe pela fase da documentação, ele vai fazer uma prova de conhecimentos voltada para a área de saúde coletiva. As referências estão no edital. Após a prova, acontece uma entrevista onde se deve apresentar o projeto, o mesmo enviado no ato da inscrição” – reforça.

“O mestrado profissional vem com o intuito de qualificar os profissionais que atuam na área. Ele é diferente do acadêmico, como o próprio nome diz, e voltado para a academia, para a pesquisa. O mestrando vai fazer algo que é do cotidiano dele, propor uma solução de problemas, uma nova metodologia de trabalho para melhorar e qualificar o trabalho profissional, no caso, relacionado à saúde coletiva” – complementa.

Leia também:   GURIRI ROAD FEST: Encontro dos motociclistas começa nesta quinta com show de rock em Guriri

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here