sexta-feira, março 21, 2025
InícioCidadesDefesa Civil monitora áreas de risco preventivamente para evitar grandes danos em...

Defesa Civil monitora áreas de risco preventivamente para evitar grandes danos em caso de desastres naturais

-

Em março deste ano, enchentes afetaram 13 municípios no sul do Espírito Santo. Atualmente, o Rio Grande do Sul também está sofrendo com enchentes, ocasião em que foi registrado um dos maiores desastres climáticos no Brasil até o momento, onde 441 municípios foram atingidos. A exemplos dessas situações e de ocorridos semelhantes, a Reportagem conversou com o secretário de Defesa Social, Roberto Motta, que pontuou que em São Mateus são realizadas fiscalização e monitoramento em áreas de risco, previamente, para evitar grandes danos em caso de desastres naturais.

Roberto Motta detalha que a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compdec) está acompanhando as tragédias no Sul do País através dos canais oficiais da Defesa Civil Estadual do Rio Grande do Sul. De acordo com ele, o Serviço Geológico do Brasil realiza um mapeamento periódico das áreas de risco. “Entre os municípios em estado de calamidade pública, cerca de metade possuem este mapeamento, destacando a importância do monitoramento e mapeamento dessas áreas” – frisa.

Leia também:   CAMPEÕES DE FUTURO E CEPAF: Atividades para crianças e idosos serão retomadas na próxima semana no Centro de Vivência
O Prefeitura de São Mateus, em parceria com o Governo do Estado, está realizando obras de contenção na encosta da Ladeira do Besouro e em outras áreas do município com o objetivo de evitar transtornos em período chuvoso.
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

Para Roberto Motta, é crucial considerar tanto a infraestrutura quanto a segurança na construção, pois problemas como drenagem insuficiente, dimensionamento inadequado de barragens e a falta de acompanhamento por profissionais habilitados podem aumentar significativamente os riscos. “Além disso, a aprovação de construções deve levar em conta a adequação do local, evitando edificações irregulares em áreas de risco elevado, que são propensas a desastres” – reforça.

Ele destaca que a Defesa Civil Municipal, entre suas várias atribuições, é responsável por monitorar e mapear áreas de risco, realizar vistorias, intervir preventivamente, evacuar áreas ou edificações de alto risco e vedar novas ocupações nessas áreas. “Em São Mateus, a Compdec realiza uma avaliação semanal do nível do Rio Cricaré, acompanha os boletins meteorológicos e alertas emitidos pelo Governo do Estado, fiscaliza áreas e edificações em risco e monitora as áreas mapeadas pelo SGB, como os bairros Porto e Maruim” – afirma.

“Após os eventos de 2022, a Prefeitura Municipal de São Mateus, em parceria com o Governo do Estado, está realizando obras de contenção na encosta da Ladeira do Besouro e em outras áreas do município. É fundamental que, ao identificar riscos como a possibilidade de desmoronamento de edificações ou deslizamento de solo em encostas, a Defesa Civil Municipal ou o Corpo de Bombeiros sejam acionados imediatamente” – complementa.

Leia também:   HÁ VAGAS, MAS CADÊ A MÃO DE OBRA?

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

MAIS...

Recentes

error: Função indisponível