A adesão à campanha de vacinação contra a dengue está baixa em São Mateus. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, das 1.112 doses do imunizante recebidas pelo município, apenas 84 haviam sido aplicadas até quarta-feira (24). A aplicação das vacinas teve início no dia 15 de abril. Os números foram apresentados à Reportagem pelo subsecretário municipal de Saúde, Henrique Follador.

Ele acredita que a baixa procura se dá pelo negacionismo e falta de confiança de algumas pessoas no imunizante, “que apesar de toda a certificação de segurança e eficiência emitida pela Anvisa a população ainda resiste e não procura as unidades básicas de saúde para se vacinar” – frisa.

De acordo com o subsecretário, as estratégias implementadas pela Saúde para atrair o público-alvo, que são crianças e adolescentes com idades entre 10 e 14 anos, aos pontos de vacinação são muitas.

“O Município faz a adesão da campanha que o Ministério da Saúde estabelece para todo o território nacional, como foi feita a última adesão à campanha [da vacinação contra a dengue] ocorrida no dia 13 de abril. Além dessas campanhas, o Município faz a vacinação extra muro em bairros estratégicos e isolados nos finais de semana, horários estendidos nas unidades de saúde, de 16h às 20h, e o serviço de imunização na US-3 durante a semana, das 8h às 15h” – reforça.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

Henrique Follador cita ainda as ações de divulgação das campanhas. Em relação ao vencimento das vacinas, ele afirma que o lote recebido pelo Município tem validade até o dia 30 de junho.

 

ESPÍRITO SANTO

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) reforça que o público-alvo são adolescentes com idade entre 10 e 14 anos, uma vez que as vacinas contra a dengue recebidas têm validade em 30 de junho e 31 de julho deste ano.

A meta é aplicar 131.146 doses de vacina contra a dengue, no entanto, até a tarde desta quinta-feira (25), haviam sido aplicadas em todo o Estado 35.554 vacinas, ou seja, 24,40% do público-alvo.

No mesmo quadro de dados apresentados pela Sesa aparece o percentual de vacinados com a segunda dose da vacina contra a dengue no Estado: 0,09% da meta, ou seja, 132 crianças e adolescentes imunizados com a segunda dose.

 

Vacinas já salvaram a vida de 154 milhões de pessoas, diz OMS

 

Nesta semana, um comunicado emitido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que 154 milhões de vidas foram salvas ao longo de 50 anos pelas vacinas. O estudo realizado pelo órgão cita 14 doenças, incluindo difteria, hepatite B, sarampo, tétano, febre amarela, rubéola, tuberculose, meningite A e tosse convulsa.

Leia também:   São Mateus se despede de Anália Calatroni Queiroz

“As vacinas estão entre as invenções mais poderosas da história, prevenindo doenças antes temidas”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, citado no comunicado.

A OMS lembra que 67 milhões de crianças não receberam entre 2020 e 2022 todas as vacinas de que necessitavam, o que contribuiu para um aumento de 84% dos casos globais de sarampo entre 2022 e 2023.

O estudo foi apresentado na Semana Mundial da Vacinação 2024, que começou na quarta-feira (24) e termina na terça-feira (30). (Com informações da Agência Brasil)

Foto do destaque: ABr/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here