A empresa CTA Serviços em Meio Ambiente afirmou nesta quarta-feira que não indícios de interação com óleo em tartarugas mortas recolhidas no litoral mateense nesta semana. Em reposta à Rede TC, a Assessoria de Comunicação da empresa afirmou que entre domingo (3) e terça-feira (5), foram recolhidos sete animais mortos no litoral norte capixaba, sendo duas da espécie Caretta caretta (tartaruga-cabeçuda), quatro Lepidochelys olivacea (tartaruga-oliva) e uma Chelonia mydas.

A assessoria esclarece ainda que a espécie encontrada pelo diretor do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), Reinaldo Alves de Oliveira, na manhã de segunda-feira (4), na praia das Castanheiras, em Guriri, é a conhecida como tartaruga-oliva.

 

CAUSA DA MORTE

De acordo com a empresa CTA, “esses animais estavam em avançado estado de decomposição e, por isso, a causa da morte não foi determinada”. A empresa esclarece ainda que, até o momento, “não há indícios de interação com óleo nos animais resgatados pela equipe do PMP-BC/ES”.

Conforme a CTA, “durante a temporada reprodutiva das tartarugas é previsto um maior número de encalhes e as principais causas são afogamento e processos infecciosas –causas naturais”.

Leia também:   Carro roubado há 2 meses é recuperado pela PRF em São Mateus

Em relação à necropsia, a empresa afirma que o tempo é “variável, à depender do estado de decomposição dos animais, exames e coletas a serem realizados e demanda interna do Centro de Reabilitação”.

São Mateus e Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here