Os principais mercados compradores de mamão produzido no Espírito Santo são, em ordem de importância, Portugal, Espanha, Alemanha, Reino Unido, Países Baixos (Holanda), Estados Unidos, França, Itália e Suíça. Os dados fazem parte do estudo Desempenho da Produção Agropecuária no Espírito Santo de 2010 a 2022, produzido pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

De acordo com o Incaper com dados do Ministério da Economia, os principais destinos do mamão capixaba exportado in natura no ano de 2019 –último dado apresentado– foram Portugal (3.344.267 quilos, o que representou um valor de 4,3 milhões de dólares), seguido por Reino Unido (2.218.613 quilos, valor de 2,2 milhões de dólares) e Estados Unidos (2.130.662 quilos, valor de 2,6 milhões de dólares).

As exportações brasileiras de mamão atingiram 33,2 mil toneladas em 2019. O Espírito Santo foi responsável por 44,5% das exportações brasileiras. O Rio Grande do Norte aparece como segundo maior exportador, sendo responsável por 29,1% pelas vendas externas.

Com base nos dados de 2020, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Incaper aponta que o Espírito Santo é o maior produtor e, também, o maior exportador brasileiro de mamão, com 49,3% das exportações do País.

São Mateus, Pinheiros, Pedro Canário e Montanha estão entre os municípios com maior representatividade na produção de mamão no Estado, conforme detalha o Desempenho da Produção Agropecuária no Espírito Santo de 2010 a 2022.

São Mateus, Pinheiros, Pedro Canário e Montanha estão entre os municípios mais representativos na produção de mamão no Estado.
Foto: Divulgação

 

DADOS CONSOLIDADOS

Conforme relatado recentemente do Incaper, a liderança do Estado apresentada no Desempenho da Produção Agropecuária no Espírito Santo de 2010 a 2022 é mantida.

Em termos de volume produzido e valor da produção, o Estado contabilizou 426 mil toneladas o que representa um faturamento de R$ 1,2 bilhão. A fruta produzida em solo capixaba foi exportada para 37 países, mantendo como principais destinos Portugal, Reino Unido e Estados Unidos em 2023.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here