A compositora e cantora mineira Rosi Braz, de 40 anos, diz ser amante da cultura e da história de São Mateus. Afirmando ser mateense de coração, ela vem se destacando no cenário musical com canções de autoria própria para públicos diversos.

Em sua nova obra, Rosi Braz homenageia São Mateus, onde mora desde 2016, com o clipe da música A Esperança. A artista, que nasceu em Belo Horizonte, escolheu como cenários as belezas naturais e pontos históricos e turísticos do Município para gravar o clipe. O projeto contou com a direção-geral de Thiago Rabelo.

O trabalho foi dirigido pelo produtor Thiago Rabelo.
Foto: Luiza Rabelo/Divulgação

Rosi Braz detalha que a ideia de gravar no Bairro Porto, no monumento Igreja Velha e em diversos pontos de Guriri surgiu como proposta de contribuir culturalmente com a comunidade mateense, valorizando os pontos turísticos da Cidade, “que são maravilhosos”.

“Estou ainda mais surpreendida porque o Município é rico historicamente e muito bonito. As imagens são para valorizar esses espaços históricos e a música retrata desafios e diversidades, o que combina muito com o [Bairro] Porto e toda a história que ele conta” – frisa.

Leia também:   Intercâmbio entre escolas no Dia Mundial do Meio Ambiente proporciona conscientização e plantio de mudas

“O objetivo é que as pessoas, ao assistirem as imagens panorâmicas de São Mateus, possam ainda mais valorizar a cultura que temos aqui. O clipe está muito rico de conteúdo” – reforça.

De acordo com Rosi Braz, o clipe está em fase de edição e deve ser finalizado em breve. Ela explica que o projeto é feito por meio de edital da Lei Paulo Gustavo, da Prefeitura de São Mateus por meio da Secretaria Municipal de Cultura, com recursos do Governo Federal. Portanto, quando finalizado, será enviado para aprovação. Segundo ela, uma comissão de acompanhamento do edital vai dar o parecer e, após isso, fica disponível para lançamento.

 

“Sempre tive contato com a música”

Focada no trabalho autoral, Rosi Braz afirma que concentra a atuação em ações culturais. Ela detalha que escreve e compõe desde os 15 anos e já fez apresentações também em barzinhos.

“Sempre tive contato com a música em corais eclesiais, por exemplo. Em 2015, iniciei aulas de canto em Belo Horizonte e fui convidada para participar de um projeto onde apresentei uma música autoral. O convite me motivou a atuar de forma mais intensa na música. Gravei com outros músicos, o que me trouxe muito aprendizado e oportunidades” – enfatiza.

Leia também:   Batalhão de São Mateus convoca população da Região dos Quilômetros para reunião da Rede Comunidade Segura
A artista Rosi Braz evidencia as belezas naturais e pontos históricos de São Mateus no primeiro clipe da carreira, A Esperança.
Foto: Luiza Rabelo

A artista afirma que continua fazendo cursos relacionados ao aperfeiçoamento musical. Com a mudança para São Mateus, focou nos estudos e no trabalho por três anos. “Desde 2019 me dedico totalmente à música. Já tinha muitas composições e para desenvolver um bom trabalho estou cem por cento dedicada. O meu primeiro álbum deve ser lançado em setembro, totalmente autoral, com oito faixas que falam muito das emoções, dos altos e baixos da vida e das nossas vivências” – salienta.

De acordo com Rosi Braz, antes do lançamento do clipe, como condicionante do edital da Lei Paulo Gustavo, a artista fará uma apresentação musical numa comunidade mateense com intérprete de libras para garantir a acessibilidade.

 

REALIZAÇÃO

Emocionada, Rosi Braz frisa que poder gravar o clipe e lançar o primeiro álbum em São Mateus é a “realização de um sonho de uma menina que veio de uma situação de vulnerabilidade social”.

“Um sonho guardado no coração, na mente, na alma, desde a minha infância. Sempre sonhei em fazer música, mas nunca pude focar totalmente por falta de estrutura, suporte. O que tenho percebido e aprendido muito nesse processo, que é algo que preenche a minha alma, é poder agregar valor para as pessoas. Esse projeto é uma benção. Vejo ele como divisor de águas na minha vida. Sou grata pela oportunidade” – complementa.

Leia também:   Zenilza Pauli busca fortalecer pré-candidatura a prefeita com suporte de parlamentares

Foto do destaque: Luiza Rabelo / Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here