Hoje, dia 24 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Café. E no Espírito Santo, maior produtor e exportador nacional de café conilon com 12,358 milhões de sacas produzidas na safra 2022/2023, quando foi responsável por 67,9% da produção nacional, o destaque fica com os municípios do norte, principalmente Jaguaré e São Mateus. Outros municípios como Rio Bananal, Vila Valério e Linhares também são destaques na produção.

Os dados são do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), apresentados recentemente.

Os municípios de São Mateus, Jaguaré, Rio Bananal, Vila Valério e Linhares são os principais produtores e exportadores de café conilon do Espírito Santo.
Foto: Divulgação

E para celebrar este dia, o produtor rural e empresário Luiz Orione Polez, de Jaguaré, confirma que o café conilon é a principal fonte de renda do município. “O café conilon hoje é muito importante em Jaguaré. É uma das principais fontes de renda do município, o carro-chefe da economia, o que move a nossa cidade em primeiro lugar. Depois vem as outras culturas e o comércio local” – frisa.

Além do cultivo da planta, Orione Polez administra, junto com a família, uma empresa de compra e venda de café, com destaque para as exportações. Segundo ele, a Polez Café também comercializa o produto nacionalmente desde 2005.

Orione Polez destaque o café conilon é o carro-chefe da economia de Jaguaré.
Foto: Divulgação

 

CURIOSIDADE

A bebida queridinha dos brasileiros possui três datas de celebração mundo afora. Além do Dia Nacional do Café, comemorado em 24 de maio, também existe o Dia Internacional do Café –Internacional Cofee Day—, em 1º de outubro, e o Dia Mundial do Café, celebrado em 14 de abril.

Leia também:   SÉRIE D: Após derrotas na 7ª rodada, capixabas voltam a enfrentar cariocas nesta quarta

 

CAFÉ CONILON NO ESPÍRITO SANTO

A colheita do café Conilon no Espírito Santo, em geral, se estende entre os meses de abril ou maio até o início de agosto. No dia 14 de maio, o município de Linhares sediou um evento que marcou o início da colheita em 2024.

Para este ano, é estimada uma produção superior a 11,1 milhões de sacas, representando um aumento de 9% em relação à safra anterior. A área colhida deve chegar a 262,98 mil hectares –crescimento de 0,4% em relação à safra anterior– e a produtividade média esperada é de 42 sacas por hectare –aumento de 8,2%.

Desde o mês de abril, o valor da saca de café conilon vem sendo comercializada, em média, a R$ 1.000, o que tem agradado os produtores rurais.

 

Nutricionista Mayara Carrafa explica benefícios do café para a saúde

Mayara Carrafa é nutricionista, especialista em nutrição clínica funcional, e destaca que o café tem diversos benefícios. No entanto, orienta que é preciso estar atento à forma em que é consumido. Ela enfatiza que a melhor maneira de tomar a bebida é sem a adição de açúcar.

A nutricionista Mayara Carrafa afirma que a cafeína em doses corretas auxilia na execução de atividades físicas.
Foto: Divulgação

“É preciso ficar atento à quantidade de consumo diário. Por exemplo, para adultos, o ideal é até 4 xicaras de 200 ml, no máximo, o que vai dar cerca de 300 miligramas de cafeína, o suficiente para nos deixar ativos sem provocar irritabilidade” – salienta.

Leia também:   IAE-Findes: Economia do ES cresce 3,6% no primeiro trimestre impulsionada pela indústria

De acordo com Mayara, a cafeína em doses corretas auxilia na execução de atividades físicas por proporcionar maior disposição. “Como pré-treino, a cafeína pode ser consumida na bebida ou em capsulas. Mas elas devem ser prescritas por um nutricionista que vai indicar a dosagem ideal para cada pessoa e de acordo com o esporte que ela pratica. Em doses adequadas, o atleta vai ter maior resultado durante os treinos de força e aeróbicos” – pontua.

 

Cafezinho somente 30 minutos após o almoço

 

Mayara detalha que o hábito de tomar um cafezinho logo após as refeições, que ela chamou de “cultura dos idosos”, não é recomendado. E ela explica o motivo: “O ideal é tomar o cafezinho trinta minutos após as refeições, uma vez que a cafeína inibe a absorção dos nutrientes que foram consumidos na refeição, principalmente o ferro” – frisa.

 

Consumo e produção de café no Brasil

Com o Dia Nacional do Café, celebrado hoje, a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), apresenta o balanço sobre o consumo de café no varejo brasileiro entre janeiro e abril de 2024. A ABIC monitora as vendas no varejo através de mais de dois milhões de notas fiscais coletadas mensalmente nos check-outs de todo o Brasil.

Os números revelam que o consumo da bebida no acumulado dos quatro primeiros meses do ano, registrou um aumento de 0,16% em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, foram consumidas 4.963.725 sacas de 60kg pelo mercado interno. No primeiro quadrimestre de 2023, o volume consumido foi de 4.955.567 de sacas. Ao comparar o consumo de abril deste ano com o mesmo mês de 2023, é possível notar um aumento de 9,20%. Já de março para abril de 2024, as vendas subiram 1,11%.

Leia também:   Brasil tem 45% de cobertura em saúde bucal; meta é chegar a 70%

A partir do Outono, as vendas costumam retomar o crescimento mês a mês. Os dados também revelam que desde 2022, as vendas costumam aumentar a partir do mês de abril.

Em 2024, de acordo com estimativas da Organização Internacional do Café (OIC), o mundo atingirá a marca de 178 milhões de sacas de café produzidas. No total, serão produzidas 102,2 milhões de sacas de arábica (55,9% do total) e 75,8 milhões de conilon (44,1% do total).

O consumo mundial em 2024, será de 177,0 milhões de sacas.

O Brasil, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), produzirá 58,1 milhões de sacas de café neste ano. Do total, 40,8 milhões de sacas serão de café arábica (70,2% do total) e 17,3 milhões de café conilon (29,8% do total). O mercado interno consumirá 22 milhões de sacas, o equivalente a 37,9% da safra total de 2024.

Os dados apresentados pela Abic reforçam o papel do café como um alimento de extrema relevância, tanto para os brasileiros, como para a indústria nacional. (Fonte: Abic)

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here