O Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) é a referência natural de estudantes do ensino médio da região para, com o ingresso na universidade, buscar por meios acadêmicos um futuro melhor. Esta é uma das constatações da Mostra Científica do Ceunes, que começou nesta quarta-feira (06) e prossegue nessa quinta-feira no campus localizado no Bairro Litorâneo. Dentro da programação, são realizadas a Mostra de Profissões, a Jornada Científica e a Jornada de Extensão.

Iniciada ontem, a Mostra Científica prossegue nesta quinta-feira. Foto: Wellington Prado/TC Digital

Vice-diretora do Ceunes, Ana Beatriz Neves Brito explica que o objetivo da programação é mostrar o que é oferecido na Universidade para escolas de São Mateus e municípios vizinhos, principalmente aos alunos que estão concluindo o ensino médio. “É uma forma de estímulo”, sintetiza.

Diretora do Ceunes, Ana Beatriz: “Forma de estímulo”.

As atividades iniciam pela manhã e prosseguem até a noite. O clima é de entusiasmo. “A gente percebe que a Universidade é grande, as pessoas da Ufes têm projetos bem desenvolvidos. A participação e a colaboração dos professores aqui são muito grandes. Incentiva a gente a entrar na universidade federal, que é o sonho de todo mundo que está na terceira série do ensino médio” – disse, com entusiasmo, a secundarista Amanda Lisboa da Silva, 18 anos, estudante da Escola Estadual Santo Antônio, de São Mateus.

Leia também:   Adufes fará assembleias nesta semana para discutir proposta do Governo Federal
Secundarista Amanda Silva: “Sonho de todo mundo”.

Com outros estudantes, Amanda apresentou um trabalho com protótipo do Sistema Solar. Contudo ela estava ansiosa para conhecer a área de Enfermagem, pois é o curso que pretende fazer no Ceunes.

Secundarista Ana Késsia: interesse aumentado.

Ana Késsia Dias dos Santos, 17, estudante da Escola Floresta do Sul, de Pedro Canário, também mostrou entusiasmo. “Não conhecia o Ceunes, e estou gostando, achando interessante. Está aumentando o meu interesse em ingressar em universidade” – destacou. Ana Késsia, no entanto, está em dúvida entre cursos que não são ofertados pelo Ceunes. “Entre Educação Física e Arquitetura”, revela.

Acadêmicos apresentam aos secundaristas as atividades desenvolvidas pelos cursos do Ceunes, inclusive nos laboratórios. Foto: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here