Institutos alertam que pode chover no Espírito Santo em 5 dias o equivalente ao acumulado de um mês inteiro. Bombeiros estão de prontidão e em alerta.

Em três dias o acumulado de chuva em São Mateus se aproxima de 80mm, mais da metade do esperado para o todo o mês de outubro, que tem média de 140mm na região. E esse volume pode aumentar ainda mais em virtude das previsões de mais chuvas expressivas até segunda-feira. De acordo com o Instituto Climatempo, é esperado no Espírito Santo chuva de um mês em 5 dias.

As estações automáticas meteorológicas do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) instaladas em São Mateus registram quantidades muito próximas de chuva. Na estação do Cemaden, instalada em Guriri, o volume de chuva registrado desde o final da tarde do dia 21 chegou a 78,8mm. Já a estação do Inmet, no Bairro Litorâneo, no mesmo período, registrou 79,4mm de chuvas.

Vista da Praia de Guriri na manhã deste sábado (24). -Foto: Sistema de Monitoramento da Gurisat/Reprodução

BOMBEIROS EM ALERTA

Leia também:   Homem é assassinado a tiros na zona rural de Nova Venécia

O cabo Jefferson, do Corpo de Bombeiros de São Mateus, afirmou que por conta dos alertas emitidos pelo Cemaden, Inmet e também pelo Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), os bombeiros estão de prontidão e em alerta.

De acordo com o cabo Jefferson, nem o Corpo de Bombeiros ou a Defesa Civil foram acionadas até o momento para chamado de emergência em função da chuva em São Mateus.

Ele frisou que não há, a princípio, previsão de vento muito forte em São Mateus, como é esperado para Vitória neste domingo (25). Mas alerta que o volume de chuva esperado é expressivo e que a população deve ficar atenta ao solo encharcado que pode provocar queda de barreiras.

Rodovia Othovarino Duarte Santos, a Rodovia de Guriri, na manhã deste sábado (24). -Foto: Sistema de Monitoramento da Gurisat/Reprodução

CHUVAS NO ES

O Espírito Santo foi a região do País que recebeu mais chuva no período de 24 horas entre aproximadamente 17h30 do dia 21 e 17h30 de 22, de acordo com medições do Cemaden. O volume de chuva superou os 60 mm em vários locais e passou dos 100 mm em alguns.

Leia também:   Polícia Militar apreende maconha e crack em Nova Venécia

Confira alguns volumes de chuva medidos pelo Cemaden:

Ecoporanga: 111,9 mm

Fundão: 103.4 mm

Ibiraçu: 77,7 mm

Aracruz:76,5 mm

Santa Leopoldina: 67,0 mm

Em todos estes locais, o volume de chuva foi bastante elevado e representou mais da metade da média de chuva para o mês de outubro.

Para a maioria das áreas do Espírito Santo, a média de precipitação em outubro fica entre 100 e 140 mm. Em algumas áreas litorâneas chove de 140 a 180 mm.

ALERTA PARA MUITA CHUVA

Nos próximos dias ainda há previsão de um grande volume de chuva para o Espírito Santo. Algumas áreas poderão acumular mais de 100 mm até segunda-feira. Em vários locais do estado pode chover em poucos dias a média de chuva para todo o mês de outubro. A média de chuva para outubro pode ser até superada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here