Com a suspensão dos atendimentos internos nas agências bancárias por causa da pandemia do novo coronavírus, a situação ficou crítica nas portas desses estabelecimentos, neste início de mês, no centro de São Mateus. A formação de longas filas, muitas vezes sem o respeito às medidas de distanciamento social, coloca em risco a vida dos clientes. Além da possibilidade de contrair a covid-19, há também o temor pela movimentação de valores e a ausência de segurança ostensiva.

Um cliente, que pediu para não ter o nome divulgado, relatou que os bancos não conseguiram viabilizar um sistema eficiente de atendimento ao público neste período de pandemia e, com isso, o povo fica embaixo de marquise, expostos ao Sol ou à chuva. “E certamente com algum dinheiro no bolso para pagar contas, além daqueles que comparecem para receber os benefícios. Ficam expostos a todo tipo de infortúnio, não somente de contaminação, mas também com a possibilidade de serem assaltados”, afirmou.

Ainda de acordo com o relato, o banco mostra comprometimento apenas com a segurança interna. “Quem responde pelo cliente que espera em fila na porta da agência ou lotérica?”, questiona. A Rede TC registrou que funcionários dos bancos controlavam o acesso para restringir a lotação interna, mas as calçadas continuavam apresentando longas filas, com algumas exceções. Muitos clientes usavam máscaras para tentar se proteger do novo coronavírus, mas o distanciamento entre eles nem sempre era respeitado.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

A Rede TC telefonou para algumas agências bancárias de São Mateus para questionar se há providências a caminho, mas as ligações não foram atendidas.

FEBRABAN

Em resposta à Rede TC, a Federação Brasileira dos Bancos afirmou que a entidade e os bancos associados estão atentos a esse movimento da população em busca de atendimento e que este é um período do mês em que, tradicionalmente, as pessoas vão às agências para receberem seus benefícios “e, infelizmente, apesar dos alertas, não está havendo uma migração do atendimento presencial para os canais digitais”.

A Febraban orienta ainda que, “para evitar aglomerações e combater a proliferação do novo coronavírus, reforçamos a importância do uso dos canais digitais”. De acordo com a Federação, é possível realizar quase todas as operações bancárias e ter acesso a diversos produtos e serviços (fazer transferência, tirar extrato, pagar contas, pedir empréstimo, negociar dívidas, contratar seguros etc.), pela internet. “Mas caso as pessoas não tenham familiaridade com eles, recomendamos que elas peçam ajuda a alguém da confiança delas, como um parente ou um amigo”.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

A entidade destaca ainda que os serviços bancários são considerados essenciais e por isso não podem ser completamente interrompidos. “Cada banco tem adotado estratégias próprias para organizar as filas dentro e fora das agências, de acordo com as características de seus postos de atendimento”.

1 COMENTÁRIO

  1. bem especifique os bancos! porque o banco do brasil está de parabéns em termos de atendimento tem marcação onde todos respeitam uma caixa de som que informa caixas para pagamento de contas, depósito sem envelope em dinheiro para cair imediatamente na conta, outros para cheque, e outros para os demais serviços. e ao final que vc usa o terminal tem um funcionário que higieniza o equipamento!!! já o bradesco passei em frente realmente fila e aglomeração de pessoas!!!!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here