No rol das reportagens históricas publicadas nos 35 anos da Tribuna do Cricaré, destaca-se também a que cravou, na Primeira Página, a seguinte manchete: ‘São Mateus é campeão!’. Publicada em 31 de maio de 2009, um domingo, a edição extra, comemorativa da conquista inédita liderada por Gil Baiano, Vevé e Joelson, foi arrojada, sem meias palavras.

Embora a finalíssima do Capixabão 2009, contra o Rio Branco, tenha tido transmissão ao vivo por emissoras de rádio e televisão, foi a TC quem informou ao torcedor, em primeira mão e sem deixar dúvidas, que as manobras do clube capa-preta não estavam amparadas no regulamento da competição e, portanto, o campeonato alvianil teria que ser confirmado pela Federação Capixaba. Naquela noite de 30 de maio, o Rio Branco havia orquestrado um cai-cai para evitar a derrota inevitável e consequente perda do título estadual no Sernamby. Em defesa do campeonato do São Mateus, o diretor-geral da TC, Márcio Castro, assinou artigo intitulado Tirem as mãos da nossa taça, publicado inteiramente na primeira página de 2 de junho. Dezoito dias depois, na reportagem O título é nosso! a Federação proclamou São Mateus campeão estadual de 2009.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

 

TC mostrou pioneiramente os campeonatos de pesca ao camurupim, no mar de Guriri.

Esse jornalismo técnico, e ao mesmo tempo engajado na promoção do esporte local e regional, acompanha a TC desde 1984, com a cobertura dos jogos da Associação Atlética São Mateus, que seria bicampeã estadual em 2011, e do Mateense Futebol Clube, o extinto rival que tinha sede no Sernamby. Para São Mateus, o Espírito Santo, o Brasil e o mundo, a TC projetou atletas e equipes que se destacaram nos mais diferentes esportes.

Mostrou a chegada do futevôlei a Guriri com a turma de Luécio Cunha Filho nos anos 1990, os incontáveis troféus e medalhas de Anita Modesto em corridas pelo Brasil afora, os títulos internacionais de Charlen Luz e Milsa Novais no levantamento de peso e do lutador Admilson Gobi no jiu-jitsu, as proezas de Pierre e Robinho no beach soccer e as vitórias das equipes lideradas por Evandro Barcelos no karatê e de Luiz Henrique Porreta e Airon Andrade na natação.

No futebol amador, Tribuna do Cricaré sempre esteve atenta aos quatro cantos do Município, captando as emoções que impulsionam comunidades em competições como a Copa Cidade (ou Mateensão), a Copa do Café, a Copa do Interior e o Campeonato de Veteranos. Mostrou também –e ainda mostra– o Campeonato Soçaite dos Comerciários, o Campeonato Evangélico de Futsal e o Campeonato Católico de Futsal, entre outros.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

E em parceria com agências nacionais e internacionais, vem publicando ao longo de quase quatro décadas os destaques das principais competições mundiais, como o Brasileirão, a Copa do Mundo, os Jogos Pan-Americanos e as Olimpíadas.

Rodrigo: “Só temos a agradecer”.

“Trabalho muito bem feito”

“É um trabalho muito bem feito por uma equipe maravilhosa”, avalia Rodrigo Lyrio, presidente da Sama Fla, embaixada do Flamengo com sede em São Mateus. Ele enaltece a qualidade da informação publicada na TC impressa, e a agilidade do portal TC Online, que propaga o esporte mateense e capixaba para o Brasil e o mundo pela rede mundial de computadores. “Só temos a agradecer. O apoio da TC aumenta o nosso poder de captação para as campanhas sociais. Dá mais credibilidade para continuarmos trabalhando forte” – frisa o dirigente da Sama Fla.

Porreta: “Sempre mais interessante”.

“Ainda mais gostosa de ler”

Professor de natação do Cepe, o experiente desportista Luiz Henrique Fernandes Mathias, o Porreta, é outro entusiasta do foco e da diversidade da cobertura esportiva da TC. “A qualidade está sempre aumentando. Investiu em tecnologia, ficou ainda mais gostosa de ler. Publica matérias sem bandeiras, sem apadrinhamento. O trabalho de vocês é magnífico, excepcional, fantástico. Vocês não focam apenas no futebol. Cada vez que leio Tribuna do Cricaré, acho sempre mais interessante”.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here