Após passar pela Grande Vitória e pelo sul do Estado, é a vez de São Mateus receber o espetáculo Rubem Braga, A Vida em Voz Alta. A peça teatral convida o público a entrar no apartamento do famoso escritor capixaba e viajar com ele por meio de recordações sobre velhos amigos e amores, a infância em Cachoeiro de Itapemirim e a carreira, como jornalista e cronista.
A peça é estrelada por José Augusto Loureiro e convida o público a conhecer as memórias do “sabiá da crônica”. Em São Mateus, o espetáculo será apresentado no Teatro Belas Artes, na sexta-feira (22), na Avenida Cricaré, às 19h, com entrada gratuita. A classificação é livre e a peça tem duração de uma hora. Ela será apresentada também em Colatina nesta quarta-feira (20), no Teatro Marista.
ESPETÁCULO
Com texto de Duilio Kuster, a peça é construída a partir das crônicas, poemas e trechos biográficos do autor cachoeirense –o maior expoente da literatura capixaba a ganhar o Brasil e o Mundo. No cenário, o palco reproduz o ambiente que seria o apartamento do escritor, proporcionando ao público uma imersão completa em sua vida. Haverá tradução de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).
A peça é feita sob direção de Leonardo Magalhães, com supervisão de direção de Charles Fricks e direção de produção de Bruna Dornellas e Wesley Telles, e está sendo realizado com recursos do Governo do Espírito Santo viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura Capixaba, da Secretaria de Cultura.
O interesse pela realização de tal montagem está ligado ao fato de Rubem Braga ser o escritor capixaba que obteve maior reconhecimento literário em nível nacional, bem como a preocupação inerente dos envolvidos no projeto de se falar da cultura do Estado, pouco conhecida e divulgada para além dos mares daqui.
Além disso, num momento em que o Brasil vive um lamentável período de avanço da desigualdade, do autoritarismo e da intolerância, falar sobre Rubem Braga é também assumir uma posição política contrária a esse quadro desolador.
Seja por meio de suas crônicas ou pela análise de sua biografia, fica claro que o escritor sempre foi um defensor da liberdade e de condições de vida mais dignas para a população brasileira mais simples.
Foto do destaque: Divulgação