Mais uma produção mateense, o curta-metragem O Cheiro pelo Sustenido começa a ser gravado em julho. A história de Badu baseia-se em um jovem negro que se vê no meio de uma relação de poder após ser acusado de um estranho crime. A descrição é do coordenador do projeto, Thiago Rabelo. Ele divide a produção com o diretor Rogério Sagui, que em fevereiro lançou uma série na Netflix chamada Luz.

De acordo com Thiago Rabelo, o roteiro do curta está sendo adaptado para as filmagens. O projeto foi contemplado pela Lei Rouanet e tem o apoio do banco Sicoob. Segundo Thiago, está na fase de pré-produção e visita nas locações. “A gravação será no [Sítio Histórico] Porto e nas cachoeiras do Cravo e do Inferno. Tudo feito em conjunto com a equipe de São Mateus e participação do Rogério Sagui que é um grande nome em direção cinematográfica no Brasil, um ícone. Temos um diretor de renome e isso é muito importante para podermos desenvolver cinema na nossa cidade” – afirma o produtor.

Thiago Rabelo e Rogério Sagui estão produzindo curta-metragem que deverá ser rodado em julho em São Mateus.
Foto: Divulgação

Thiago pontua que o projeto conta com outros grandes nomes da cultura mateense como Shila Joaquim, César Domiciano, Elen Zouen, Marcelo Pires, Marcelo Cruz, Oscar Ferreira, João Andrade, Paolo, entre outros.

“Pretendemos rodar o filme no início de julho. A previsão de lançamento é no máximo até dezembro de 2024. Como coordenador e um dos diretores, friso o agradecimento ao apoio da Tribuna do Cricaré nas ações culturais do nosso Município. É importante que o jornal seja parceiro desse projeto e de muitos outros” – frisa.

 

OUTROS TRABALHOS

Junto com o jornalista Júnior Eler e o diretor e ator Oscar Ferreira, Thiago Rabelo lançou o curta-metragem Burunga, O Homem da Mulher de Pau, e outros trabalhos audiovisuais rodados em São Mateus.

 

História cativante e com potencial para emocionar e inspirar, observa Sagui

 

Diretor, roteirista, cineasta e produtor baiano, Rogério Sagui concedeu entrevista à Rede TC de Comunicações e disse estar otimista em relação ao curta-metragem O Cheiro Pelo Sustenido.

“A história cativante, centrada em um protagonista negro e seu potencial promete emocionar e inspirar. Além disso, estou entusiasmado pela colaboração com o talentoso cineasta Thiago Mosaico, cujo trabalho admiro profundamente, e pela oportunidade de gravar no belo estado do Espírito Santo. Essas expectativas elevadas só aumentam minha empolgação e dedicação ao projeto” – enfatiza.

Thiago Rabelo e Rogério Sagui estão produzindo curta-metragem que deverá ser rodado em julho em São Mateus.
Foto: Divulgação

“Quando pintou o convite para fazer O Cheiro pelo Sustenido, que é um projeto que ele [Thiago] tem muito carinho, fiquei muito feliz. Na época tinha acabado de estrear a série Luz na Netflix e estava rodando Dona Beja na HBO. A perspectiva é muito alta de dividir o set com o Thiago e fazer cinema no Espírito Santo, que é um desejo e quero fazer arte aí há muito tempo” – reforça Sagui.

 

PERFIL

Rogério do Livramento Silva, o Rogério Sagui, tem 39 anos, é diretor, roteirista, cineasta e produtor baiano. Tem se destacado tanto nacional como internacionalmente no cinema. Em 2022, o filme Rosa Tirana recebeu cinco indicações ao prêmio Fantlatam, o equivalente ao Oscar latino do cinema fantástico, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Roteiro, Melhor Direção, Melhor Atriz e Melhor Ator.

Sagui também dirigiu a novela Mar do Sertão e a série Luz, que vem ganhando sucesso mundial. Atualmente, está à frente da direção da novela Dona Beja, para a HBO.

 

OFICINAS

Thiago Rabello ressalta que o projeto vai oferecer oficina de capacitação cultural para moradores da comunidade do Sítio Histórico Porto São Mateus e adjacências de forma gratuita. Estão programadas aulas de elaboração de projetos culturais ministrada pelo produtor Marcelo Pires, de fotografia e vídeo com instruções de Elen Zouian, além de oficina de preparação de atores e atrizes, direcionada para quem for participar do filme, com o dramaturgo Oscar Ferreira.

 

O Silêncio da Carranca

 

De acordo com Thiago Rabello, junto com Rogério Sagui, obteve a aprovação de mais um projeto pela Lei Rouanet. “O Silêncio da Carranca, recém aprovado, é uma ideia do Rogério Sagui. Para esse filme teremos a participação da Sol Moraes, que é produtora executiva de filmes como Tieta e Filhos de Ghandi, um grande nome no cinema nacional, além do Daniel Paulo como diretor de fotografia. Agora estamos na captação de recursos para esse projeto” – frisa.

Thiago Rabelo é artista plástico e atua com artes desde os anos de 1996. Possui obras públicas de arte em diversos estados do País, como um mosaico de Zacimba Gaba, no Ceunes. Nos últimos anos vem desenvolvendo e elaborando projetos culturais e audiovisuais, como o desenvolvimento de aplicativos móveis de arte e cultura e atuando na direção de fotografia e cinema em projetos de curtas-metragens, documentários e médias-metragens, além do desenvolvimento de projetos de transversalidade nas artes com artistas da região e de outros locais do País.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here