Com a chegada de mais 50.200 doses da vacina Coronavac ao Espírito Santo, o governador Renato Casagrande abre hoje a campanha de vacinação contra a covid-19 para idosos de 75 a 79 anos no Espírito Santo.

Secretário Municipal de Saúde, Henrique Follador relata que a expectativa é de que novas doses cheguem a São Mateus até amanhã. Dessa forma, ele prevê que a vacinação para o grupo prioritário de idosos de 75 a 79 comece na semana que vem.

A partir da chegada das novas doses, de acordo com a quantidade de imunizantes enviada pelo Governo do Estado, a Secretaria de Saúde definirá as estratégias a serem seguidas, incluído o dia de iniciar a vacinação deste novo público-alvo para evitar aglomerações.

De acordo com o Governo do Estado, serão enviados aos municípios 15% da Dose 1 para iniciar a vacinação de idosos de 75 a 79 anos. Também serão enviados imunizantes para concluir a vacinação da Dose 1 nos idosos com idade acima de 80 anos, além de completar 100% da Dose 2 para idosos acima de 90 anos.

Leia também:   Polícia Civil prende mulher apontada como uma das mais procuradas de município capixaba

Além disso, os municípios também receberão 3% da Dose 1 para os demais trabalhadores da saúde.

Em São Mateus, o secretário Henrique Follador frisa que a vacinação para idosos de 80 a 84 continua, assim como para os demais grupos prioritários.

Ele explica que recentemente a equipe de vacinação descobriu uma mulher com idade acima de 90 anos que ainda não havia recebido a imunização. Ela foi vacinada imediatamente com a Dose 1 e aguarda o período necessário para receber a Dose 2.

 

Follador reforça o alerta para a necessidade da população continuar usando máscaras e mantendo todos os cuidados em tempos de pandemia. -Foto: TC Digital

Atenção aos cuidados mesmo com vacinação

 Quem já foi vacinado, com a primeira ou até com a segunda dose, deve manter os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus. O alerta é do secretário municipal de Saúde Henrique Follador.

Ele afirma que estudos mostram que as vacinas impedem que as pessoas tenham a doença de forma grave, mas não há comprovação de que elas não possam transmitir o vírus.

Sendo assim, Follador frisa que o uso de máscara, álcool 70% e a higienização das mãos devem ser mantidas.

Leia também:   Policiais apreendem crack, maconha e cocaína em Pinheiros

 

NÃO PODE RELAXAR

O secretário Henrique Follador destaca também que o fato de São Mateus estar classificado como risco baixo no Mapa de Risco Covid-19 do Governo do Estado, não é argumento para a população relaxar nos cuidados.

Ele ressalta que o risco de transmissão continua mesmo com o Municípios estando em risco baixo. E lembra que os dados da covid-19 no Brasil não são nada animadores em relação a mortes, contaminação e capacidade dos estados em absorver pacientes para tratamento em unidades hospitalares, o que pode ainda ser interpretado como colapso no sistema de saúde em vários estados no pior momento da pandemia no País.

Por isso, alerta que é necessária a utilização das máscaras e higienização com álcool 70%, água e sabão. Também é preciso evitar aglomerações e manter o distanciamento social em público.

Amanhã, o Governo do Estado deve apresentar o novo Mapa de Classificação de Risco Covid-19 que pode ter vigência entre os dias 15 a 21. Henrique Follador afirma que a expectativa é que São Mateus mantenha o risco baixo.

Leia também:   Motorista de caminhão morre em colisão com carreta na BR-101 em Linhares

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here