Professor doutor em Educação de Adultos e Liderança, Lukas John Murphy está na Cidade para ministrar uma série de palestras em instituições de ensino. E nesta quinta-feira (13) ele falará para servidores, alunos e convidados no auditório do Ceunes, de 9 às 11 horas, e na Faculdade Multivix, de 17 às 19 horas. Na sexta (14), o compromisso é no Colégio Conhecer, a partir de 7h.

Conforme explicou a professora de Inglês Nágila Rabelo, guia e tradutora do norte-americano, as palestras são realizadas por meio de parceria entre o Ifes São Mateus e a Embaixada dos Estados Unidos no Brasil. O objetivo é atuar no Projeto de Internacionalização do Currículo, criado para apoiar professores e técnicos-administrativos que desejam ministrar aulas em inglês. Durante a passagem dele pela Cidade nesta quinta, o professor esteve na sede da Rede TC, acompanhado da professora Nágila, e destacou que o Instituto Federal do Espírito Santo é o primeiro do Brasil a aderir ao projeto.

Ele detalhou que, além de apresentar o processo de internacionalização do currículo, o treinamento consiste em orientar os profissionais a lecionarem disciplinas específicas, como Geografia, Química e Matemática, sem tradução, ou seja, aulas totalmente em inglês.
Lukas Murphy avalia que esta é uma grande oportunidade para alunos e professores. Conforme disse, no Espírito Santo há uma diversidade de nichos econômicos, como granito, indústria, agricultura, eletromecânica, que dependem do diálogo em inglês, e a internacionalização do ensino pode contribuir neste processo de comercialização, viagens e troca de conhecimento.

Leia também:   Mostra de profissões começa nesta quarta no Ceunes

O professor afirma que a adesão não é obrigatória e que o trabalho está sendo desenvolvido em São Mateus junto com a coordenadora de Relações Institucionais do Ifes, Verônica Barreto. “Mesmo que o inglês do professor não seja tão bom, ele pode tentar, sim. Claro que vai ter aluno sabendo mais inglês que o professor e por que não o professor aprender com o aluno?”. O objetivo é que professores já comecem a ministrar aulas em Inglês no próximo ano letivo.

AGENDA EM SÃO MATEUS
O professor Lukas Murphy chegou à Cidade na segunda-feira e se reuniu com servidores do Ifes. Também conversou com alunos que participam do projeto Singapura. Na terça, visitou a Vila de Itaúnas, em Conceição da Barra, e conheceu o Centro Cultural Araçá, em São Mateus.

Ele disse que chegou ao Espírito Santo no início do ano, em fevereiro, e neste período visitou os 24 campi do Ifes no Estado, aplicando workshops para os que aderiram ao projeto. De acordo com a professora Nágila Rabelo, em São Mateus o treinamento foi realizado há três semanas com a participação de 25 servidores e dois alunos. O professor salientou que deve retornar a Nova York no dia 13 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here