Em comemoração ao Junho Vermelho, a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) lança a campanha Procura-se sangue O-. Neste mês, em que é celebrado o Dia Mundial de Doador de Sangue (14/06), a Sesa faz um alerta para a importância do tipo sanguíneo considerado doador universal, conforme detalha a assessoria de comunicação.

Segundo a diretora técnica do Hemocentro do Espírito Santo (Hemoes), Rachel Lacourt, o objetivo maior da campanha é “reforçar a doação do O-, mas lembrando que todos os tipos sanguíneos são importantes. Ela enfatiza que é preciso, também, conscientizar para que grande parte da população seja doador de sangue regular. “Que vá ao hemocentro doar sangue mais de duas vezes ao ano, voluntariamente”, explica.

O sangue O- é usado frequentemente em situação de emergência. “Em casos de extrema urgência, em que o paciente chega ao hospital, com um grande trauma, como acidentes automobilísticos, vítimas de violência urbana, por exemplo, o primeiro tipo sanguíneo que será solicitado a uma agência transfusional para aquele paciente será o O-, pois não dá tempo de fazer todos os exames pré-transfusionais antes da necessidade do paciente receber aquele hemocomponente” – ressalta Rachel Lacourt.

De acordo com a Sesa, os Hemocentros trabalham com um estoque ideal de cinco dias para cada tipo sanguíneo. “No Hemoes, o ideal são 26 bolsas de sangue O-. Na última semana o estoque chegou a ficar zerado. Na sexta-feira, 31, o Hemoes contava com quatro bolsas”. Nos hemocentros de São Mateus, Colatina e Linhares, e na Unidade de Coleta da Serra a situação, segundo a coordenadora, não é diferente.

Vitória–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here