“Já virou bagunça”! A definição é de um comerciante do Sernamby, ao flagrar mais uma manobra perigosa de um motociclista entregador noturno de lanches. O destemido, irresponsável com a própria vida e com a de outros usuários da via, entrou em velocidade na contramão e seguiu adiante, sem considerar as consequências da ação criminosa.

A situação já está ficando frequente na noite mateense e moradores entraram em contato com a Rede TC para pedir providências às autoridades. Quem circula pela área central da Cidade, principalmente no Centro e nos bairros Boa Vista, Sernamby e Fátima (Ideal), costuma observar essas manobras inconsequentes. “Além de entrarem na contramão, ainda alguns ainda empinam as motos. Eles não estão respeitando mais as leis de trânsito” – relatou outro comerciante do mesmo bairro, que também pediu para não ter o nome divulgado. Ele salienta que os próprios gestores dos estabelecimentos deveriam monitorar a postura no trânsito dos entregadores próprios e terceirizados.

No centro de São Mateus, é comum observar carros em trânsito tendo que desviar de veículos parados em fila dupla. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

POLÍCIA MILITAR

Comandante do Batalhão de São Mateus, o tenente-coronel Giuliano Menegatti reconhece que a fiscalização de trânsito na Cidade “deixa a desejar” por conta do déficit de efetivo. Porém afirma que está buscando soluções junto ao Comando do Policiamento Ostensivo do Norte (CPO-N). “Dentro da Corporação, esse déficit é bem maior no norte do Estado do que na Grande Vitória, por exemplo. Isso repercute com a falta de policiais militares nas ruas. A gente percebe em São Mateus que a falta de fiscalização nas ruas permite que as coisas fiquem dessa maneira. Infelizmente, o ser humano funciona na base da fiscalização” – afirmou o comandante.

Leia também:   Reunião define reintegração de posse de fazenda em São Mateus para o dia 30

Em entrevista por telefone à Rede TC durante reunião do Conselho Municipal de Segurança Pública, na manhã desta sexta-feira (7), o tenente-coronel Menegatti disse que os militares percebem que há também muito desrespeito às sinalizações e leis de trânsito durante o dia e que está atento à situação dos entregadores de lanches.

Algumas das situações são avanço de sinal vermelho, parada em cima da faixa de pedestres e em fila dupla, uso de telefone celular enquanto dirige, e estacionamento em local irregular, com em vagas destinadas a idosos, a deficientes físicos e até a Polícia Militar, como tem ocorrido defronte ao Mercado Municipal Wilson Gomes. Além de pedestres que atravessam fora da faixa ou em sinal vermelho, também colocando a própria vida em risco.

Outra situação corriqueira são veículos parados em cima da faixa de pedestres. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital
Outra situação corriqueira são veículos parados em cima da faixa de pedestres. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Municipalização em conclusão, destaca coordenador de trânsito

Coordenador da Guarda Patrimonial Municipal, José Roberto de Almeida Neves afirma ter conhecimento do grave risco imposto à população por uma parcela dos entregadores de lanches da Cidade. Porém diz que a guarda ainda não pode agir na fiscalização “porque o trânsito em São Mateus não é municipalizado”. Ele destaca que o processo está em fase de conclusão. Conforme detalhou, no mês de julho, 16 guardas municipais, sendo duas mulheres, participaram de um treinamento para agentes de trânsito, atendendo a um dos pré-requisitos para que São Mateus tenha o trânsito municipalizado.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

Coordenador-geral do centro administrativo da Prefeitura, Jailson Barbosa informou que o processo de municipalização está sendo analisado pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e que a expectativa era que fosse finalizado ainda neste ano. Agora a perspectiva de Jailson é que o Município seja certificado pelo Cetran em três meses.

“Quando acontecer, vamos fazer um convênio com o Detran. Até então, o máximo que a gente pode fazer é o fechamento de rua para algum evento. Não temos autonomia nenhuma. Recebemos reclamações também sobre vagas para estacionamento” – destacou. De acordo com Jailson, após a municipalização, também será possível implantar em São Mateus o estacionamento rotativo.

São Mateus-ES

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here