O mês do lacinho rosa traz um alerta importante, principalmente para as mulheres: prevenção ao câncer de mama. E no sentido de convocar a população a discutir o tema, a Campanha Outubro Rosa, desenvolvida pela Rede TC de Comunicações em parceria com a Rádio Kairós apoiadores, realiza nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, palestras na Faculdade Vale do Cricaré com especialistas sobre o assunto. A atividade integra também a II Semana da Fisioterapia da FVC.

Além da programação na FVC, a Campanha Outubro Rosa terá mais palestras sobre o tema nos dias 22 e 23, e Pedal Rosa no dia 19. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Diretor Comercial da Rede TC, Alexandre Castro explica que a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos exames e diagnóstico precoce da doença, além de orientar para as boas práticas de alimentação e de exercícios físicos. Ele destaca que nesta sexta acontecem as palestras do cirurgião oncológico Leandro Moreira Antunes, que fala sobre evolução do tratamento ao câncer de mama, do médico do esporte Matheus Remigio Cardoso, que aborda a aplicação do exercício na prevenção e no tratamento, além do oncologista Erasmo Xavier Brito, que fala sobre cenário atual do câncer de mama no Brasil.

Gerente-geral da Rádio Kairós, Walkiria Cosme afirma que a campanha Outubro Rosa é uma maneira de os meios de comunicação se envolverem neste tema fornecendo orientações de prevenção para a sociedade. “É o 2º tipo que mais acomete as mulheres e o objetivo é chamar a atenção para a importância da prevenção”, destaca. Ela frisa ainda que por ser uma rádio católica, a Kairós também se compromete com as ações sociais do Município. A gerente-geral disse que a grade de programação apresenta ainda entrevistas com especialistas, além de mensagens falando sobre a doença.

 

CAMPANHA

Além das discussões na FVC, a Campanha Outubro Rosa, que tem o apoio de Med Imagem, MJ Pesca, Escola Alternativa, Empório Natureza, Academia Aquário Ideal e Sicoob, terá mais palestras sobre o tema no dia 22, na Escola Alternativa, e também no dia 23, em local ainda a ser definido.

No dia 19 acontece o Pedal Rosa contra o câncer de mamar na Cidade, com concentração a partir das 15h30 na FVC, onde haverá uma mesa de frutas para os participantes. O percurso será de 10km e passará por vários bairros, conforme detalharam os organizadores José Roberto Gonçalves de Abreu, coordenador dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia da FVC, e Vinícius Graffit, presidente da Associação Mateense de Ciclismo.

“Tratamento está cada vez mais avançado”

Coordenador dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia da Faculdade Vale do Cricaré, o professor José Roberto Gonçalves de Abreu disse estar empolgado com a Campanha Outubro Rosa. -Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Coordenador dos cursos de Educação Física e de Fisioterapia da Faculdade Vale do Cricaré, o professor José Roberto Gonçalves de Abreu disse estar empolgado com a Campanha Outubro Rosa desenvolvida pela Rede TC de Comunicação e Rádio Kairós, com o apoio de parceiros, “de levar orientações e sinais de esperança às vítimas de câncer de mama”.

Em entrevista durante palestra sobre o tema realizada na noite de quinta-feira (9), no auditório principal da faculdade, ele disse que, “as formas de tratamento contra o câncer de mama estão cada vez mais avançadas”. As palestras na FVC fazem parte da programação da II Semana de Fisioterapia da Faculdade, que teve também apresentações de danças do Centro Cultural Araçá. O professor lembrou que neste mês é comemorado os 50 anos de regulamentação do curso de Fisioterapia no Brasil (13 de outubro).

PALESTRANTES

A fisioterapeuta Yara Nascimento abriu o ciclo de palestras falando sobre reabilitação.

A fisioterapeuta Yara Nascimento abriu o ciclo de palestras falando sobre reabilitação. À Rede TC, ela disse que é muito importante a atuação do profissional de fisioterapia nos vários ciclos da doença. “Trabalhamos no pré, pós-imediato e pós-tardio, numa reabilitação funcional do paciente”, destacou.

 

A psicóloga Michelle Alves falou da importância do profissional de Psicologia como fonte de confiança para as pacientes.

Já a psicóloga Michelle Alves falou da importância do profissional de Psicologia como fonte de confiança para as pacientes. “A maioria passa por um processo de mutilação e ela se vê desfavorável na sociedade. A gente encontra esse desequilíbrio no diagnóstico e, com o tratamento das equipes multidisciplinares, tentamos trazer o melhor para ela”.

 

O oncologista Alexandre Alves de Oliveira Brumatti, especialista em reconstituição de mamas, avaliou o ciclo de palestras da Campanha Outubro Rosa como positivo.

O oncologista Alexandre Alves de Oliveira Brumatti, especialista em reconstituição de mamas, avaliou o ciclo de palestras da Campanha Outubro Rosa como positivo. “É muito importante a gente esclarecer que esse serviço existe hoje na Cidade”.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here