A Escola Estadual Pio XII foi escolhida para receber o último ato da campanha Maio Amarelo da Rede TC, junto com o Sest/Senat e outros parceiros. Instrutor de treinamento do Sest/Senat de São Mateus, José Roberto de Sousa Rangel explicou aos estudantes que participaram da palestra, na noite de quarta-feira (29), que pedestres devem contribuir para um trânsito mais seguro, mesmo com a deficiência de mobilidade urbana de muitas cidades. “No confronto com veículos, a morte do pedestre é quase certa”, observou.

Durante a palestra, ele explicou que o Maio Amarelo acontece neste mês porque em 2011 a Organização das Nações Unidas decretou a Década da Ação para Segurança no Trânsito, com maio sendo referência para o balanço das ações que o mundo inteiro realiza. Em relação à cor amarela, disse que simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito.

Em entrevista à Rede TC, José Roberto salientou que essa conscientização para estudantes é importante para que eles ajam como multiplicadores das informações. “Do ponto de vista da prevenção de acidentes, em face ao grande número de mortes que existe no trânsito brasileiro, buscamos a conscientização com alunos. Com eles, na condição de pedestres na grande maioria, a gente aborda as ações que os jovens podem fazer para contribuir de uma forma positiva para a diminuição da mortandade no trânsito” – frisou.

CALÇADAS, FAIXAS E PASSARELAS
Entre as ações tratadas com os estudantes da Escola Pio XII, o palestrante José Roberto de Souza Rangel orientou o uso correto das calçadas, travessia de ruas pela faixa de pedestres e utilização de passarelas.

“Muitas vezes a gente vê que, mesmo em locais onde dispõe de passarela, as pessoas fazem a opção errada de atravessar pela pista, e isso é uma das situações que acabam levando a um grande número de mortes. Podemos observar que ainda precisam ser tomadas grandes ações em relação à mobilidade urbana. Temos uma deficiência de calçadas fora dos padrões e obstruídas, o que impede o cidadão de utilizar esses espaços como meio de trânsito seguro. Porém a gente percebe que, mesmo onde dispõe, ainda falta um pouco de conscientização das pessoas no sentido de cumprir o seu papel” – disse José Roberto.

Além do Sest/Senat e das escolas Pio XII e Marita Motta, a campanha Maio Amarelo da Rede TC conta com a parceria de Geraldo Casotti Corretora de Seguros, Cultura Inglesa, Grupo Schueng, Gmed’s Vida & Saúde, Gráfica Boroto e Viação São Gabriel.

Leia também: Márcio Castro: “Precisamos construir uma consciência de trânsito saudável”

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here