Afirmando estar aberto a conversar com comerciantes sobre propostas para abertura do comércio em São Mateus, o governador Renato Casagrande destacou que o objetivo das medidas de restrições é reduzir a exposição das pessoas em locais públicos. No entanto, alguns comerciantes mateenses entendem que o horário de funcionamento das lojas, das 10 às 16 horas, está aumentando a aglomeração de pessoas nas ruas, indo na contramão do que se pretende o Governo do Estado na questão do distanciamento social.

“Não queremos as pessoas nas ruas, mas se tiverem que sair, que seja extremamente importante”, frisou o governador em resposta à Rede TC durante coletiva de imprensa na tarde desta sexta-feira (5). Ele afirmou que quando foi reduzido o tempo de funcionamento do comércio –para 6 horas de segunda à sexta-feira e fechado nos finais de semana nos Municípios com classificação de risco moderado–, “era para dar sinal claro para que as pessoas não ficassem nas ruas”.

Ele acrescentou que, quanto tempo o comércio ficar aberto, mais expostas as pessoas ficam em relação à contaminação pelo novo coronavírus.

Leia também:   Três morrem em acidente em Nova Venécia
Com dados ainda de quinta-feira (4), o governador Renato Casagrande apresentou nesta sexta uma prévia do mapa com a nova matriz de risco que entra em vigor a partir de domingo (7).

MATRIZ DE RISCO

Com dados ainda de quinta-feira (4), o governador Renato Casagrande apresentou nesta sexta uma prévia do mapa com a nova matriz de risco que entra em vigor a partir de domingo (7). Este mapa já indicava que mais seis municípios do norte capixaba estavam classificados como risco alto: Águia Branca, Mantenópolis, Barra de São Francisco, Água Doce do Norte, Ecoporanga e Ponto Belo.

O governador destacou também que matriz de risco vai apontado para um isolamento social maior no Espírito Santo. “Se nada disso der certo, vamos para o risco extremo e aí é a paralisação total do comércio. Espero que não chegue, que consigamos aumentar o isolamento e afastar os riscos”.

Casagrande afirmou ainda que é possível que o Estado estabeleça uma punição direta ao cidadão que descumprir as determinações de isolamento social, mas difícil de ser executada. “O que temos feito é um apelo desde março. Parece que uma parte da população não se convence”.

Com dados ainda de quinta-feira (4), o governador Renato Casagrande apresentou nesta sexta uma prévia do mapa com a nova matriz de risco que entra em vigor a partir de domingo (7).

Leia também:   Motorista de caminhão morre em colisão com carreta na BR-101 em Linhares

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here