Uma nova vida que vai chegar, um sonho para ser realizado, esperanças renovadas e projetos a serem desenvolvidos. A nova década que começa nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2020, traz inspiração para cinco entrevistados pela Rede TC. À beira-mar, curtindo os tesouros de Guriri, veranistas capixabas e mineiros falam dos desafios enfrentados em 2019 e o que esperam para estes novos tempos.

Mineira de Mantena, mas moradora de Barra de São Francisco, a representante de vendas Graziele Marquez acredita numa melhora na economia neste 2020. Foto: de Claudio Caterinque/TC Digital

A representante de vendas Graziele Marquez acredita numa melhora da economia neste 2020. Mineira de Mantena, mas moradora de Barra de São Francisco, no noroeste capixaba, ela sustenta o otimismo ao perceber um aumento nas vendas nos últimos três meses de 2019. Graziele vende chapas de granito e diz que haverá uma mudança no cenário nacional neste ano. “As nossas vendas internas deram uma melhorada. Estou acompanhando a economia e vejo que vendemos mais nos últimos meses” – comentou, com a esperança renovada.

Ela afirma que 2019 não teve muitas novidades. Diz que não gosta de falar sobre política, mas adora esportes. Inclusive retorna a Barra de São Francisco no domingo (5), mas volta a Guriri no dia 10, para nos dias 11 e 12 participar dos Jogos de Verão. Graziele, que quando está no balneário mateense curte caminhar, correr e pedalar, jogará handebol de areia, defendendo o HandBarra, da cidade onde mora. Nesta virada de ano, ela caminhava pelo calçadão de Guriri com a amiga Soryane Ferreira quando foi entrevistada pela Rede TC.

Sonho a ser realizado

Motorista de caminhão coletor de lixo e formada em Gestão Ambiental, Rosiane Martins, de 50 anos, tem o sonho de se formar em Direito e passar em um concurso da Polícia Rodoviária Federal. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Motorista de caminhão coletor de lixo e formada em Gestão Ambiental, Rosiane Martins, de 50 anos, tem o sonho de se formar em Direito e passar em um concurso da Polícia Rodoviária Federal. Este ano ela concluiu o 3º período do curso e já até participou de uma prova da PRF. Apesar de não ter passado, gostou do resultado. “Fui muito bem”, comemora.

Ela considera que 2019 foi um ano bom porque passou “trabalhando com saúde”. Líder de uma equipe que inclui três homens, Rosi, como é chamada pelos amigos mais chegados, é casada e tem quatro filhos. Um deles é motorista igual a mãe. Uma filha está cursando Farmácia numa faculdade em Vitória. Ela é moradora do Bairro Morada do Ribeirão e tem como meta a conclusão do Curso de Direito.

“Mas até lá, quero continuar trabalhando como motorista porque gosto muito. A gente percebe um desemprego muito alto, muita gente procurando, correndo atrás de um trabalho. E quem tem o seu emprego tem que agradecer muito a Deus” – conclui Rosiane. Ela salienta que é a primeira mulher a ocupar o cargo de motorista na empresa em que trabalha em São Mateus. De acordo com Rosi, hoje são duas mulheres exercendo a função.

À espera de uma nova vida

Se tudo for como o planejado, a grávida Gizele Lunz dará à luz no dia 6 de fevereiro. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

A grávida Gizele Lunz dará à luz, se tudo for como o planejado, no dia 6 de fevereiro. A gravidez dela foi muito desejada e a boa notícia veio em junho, após dois anos e meio de espera. Nesta nova década, a vida de Gizele e do marido ganhará um brilho a mais com a chegada de Benjamim. Eles moram em Colatina e sempre que podem estão em Guriri para terem alguns dias de descanso e, claro, de diversão.

Ela é representante comercial e o marido, vendedor. Inclusive nesta semana ele teve que antecipar a volta para Colatina por conta de compromissos profissionais. Ela continua no balneário por mais alguns dias. A expectativa de Gizele é que as vendas aumentem e o comércio reaja neste novo ano. “Tem que ser melhor do que foi em 2019”. No mais, a colatinense deseja que tenha um bom parto e que não falte trabalho.

Mais trabalho

Na praia com a esposa Bethânia e os três filhos, Heleno acredita que o Corinthians será tetracampeão paulista e não cairá, “de novo”, na pré-Libertadores. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Curtindo momentos inesquecíveis à beira-mar com a família, Heleno Paizante, que trabalha como pintor residencial em Mantena (MG), deseja que em 2020 seja mais agraciado com ofertas de trabalho e, consequentemente, ganhe mais dinheiro. Na praia, ele estava acompanhado da esposa Bethânia Paizante e os três filhos, duas meninas e um menino.

Ele avalia que 2019, apesar das crises, foi um ano bom. “Não foi como os anteriores, mas foi positivo, teve muito trabalho”, sustenta. O pintor afirma que a economia ainda vai demorar a reagir. “As pessoas ficam com medo de gastar, de fazer reforma, mas eu tenho esperanças”. Corintiano, Heleno acredita ainda que o time de coração será tetracampeão paulista neste ano e que não cairá, “de novo”, na pré-Libertadores. Em 2011, o Corinthians foi eliminado nesta fase pelo Tolima, da Colômbia.

Novo projeto

Na Praia de Guriri, Adaílson e o amigo Eberson, de São Gabriel da Palha: confiantes de que tudo será melhor neste novo ano. Foto: Claudio Caterinque/TC Digital

Conhecido em São Gabriel da Palha como Grande, Adailson Guimarães de Andrade é presidente de um grupo de trilheiros na cidade onde mora, o TracSag. E em abril realiza a 17ª edição do trilhão, que diz ser o maior do Estado. Segundo ele, além de comida e bebida liberada, haverá ainda o sorteio de uma moto CRF 0km. Este é o grande projeto que ele tem a realizar em 2020. Esperançoso e otimista, Adailson, que é comerciante, afirma que neste ano de 2019 só tem a agradecer e não reclama de nada.

Na Praia de Guriri, ele estava acompanhado do amigo Eberson da Costa, também comerciante de São Gabriel da Palha. Ambos disseram que estão confiantes de que tudo será melhor neste novo ano que se inicia.

Veja fotos do movimento no balneário nas últimas horas que antecedem o ano novo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here