Um mateense fez um gol em gramado capixaba digno de receber o Prêmio Puskás, da Fifa. O jogador Jonata Pacheco Duarte marcou um golaço, cobrando uma falta do meio de campo, na vitória de 4 a 0 do Porto Vitória sobre o Pinheiros, no sábado (20), no Estádio Engenheiro Araripe, na segunda rodada do Campeonato Estadual da Série B.

Cria da Associação Atlética São Mateus, com passagens por Madureira (RJ), Rio Branco de Venda Nova e Vitória, entre outras equipes, Jonata detalhou como foi gol histórico em entrevista à Rede TC de Comunicações nesta terça-feira.

“No primeiro tempo eu vi o goleiro adiantado. Aí eu falei para o meu parceiro de zaga que da próxima vez que ele se adiantasse eu chutaria para o gol” – relata. E foi o que aconteceu aos 28 minutos do segundo tempo, quando o time dele já vencia por 2 a 0. Do círculo central, ainda no campo de defesa, ele chutou firme e encobriu o arqueiro Gustavo do Pinheiros.

“A sensação foi algo maravilhoso”, disse o mateense, afirmando que nunca tinha balançado as redes desta forma. A maioria dos gols que fez na carreira foram de dentro da grande área, no ataque.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

Jonata disse que o gol já ganhou repercussão internacional.

A pergunta é: o gol concorrerá ao Prêmio Puskás, que é dado pela Fifa anualmente ao gol mais bonito? “Vamos ver, o pessoal está compartilhando, até pessoas fora do País, lá no Irã, todos falando sobre esse gol”, salientou.

JONATA

O gol de Jonata foi justamente o primeiro dele com a camisa do Porto Vitória. Ele tem contrato com o time do Vitória Futebol Clube, também da capital, até novembro de 2023, e está emprestado ao Porto para a disputa do Campeonato Estadual da Série B.

Apesar de ter atuado nos últimos anos como volante, ele foi recuado para a zaga pelo técnico Erick Bomfim. Campeão da Copa Espírito Santo e vice-campeão do Capixabão de 2022, pelo Vitória, o mateense está otimista com a possibilidade de título da Série B.

Com 25 anos, o jogador mateense tem a expectativa de chegar a um clube de maior potência no futebol brasileiro para crescer na carreira.

PELÉ TENTOU EM 1970

Leia também:   Policiais são alvos de tiros de submetralhadora em Pedro Canário

Na Copa do Mundo de 1970, na partida contra a Tchecoslováquia, Pelé tentou um gol chutando do círculo central, mas a bola foi para fora. O lance, na vitória do Brasil por 4 a 1, até hoje é lembrado como “o gol que Pelé não fez”.

A diferença entre os dois lances é que na Copa de 70, a tentativa de Pelé foi com a bola rolando. Já a de Jonata aconteceu em um lance com a bola parada. No entanto, esse detalhe não diminui a beleza do gol feito pelo mateense e que com toda certeza ficará marcado na história do futebol capixaba e brasileiro.

PRÊMIO PUSKÁS

Em homenagem ao jogador húngaro Ferenc Puskás, o prêmio, criado em 2009, é entregue anualmente pela Fifa ao jogador que tiver o gol mais bonito da temporada no futebol mundial.

O português Cristiano Ronaldo foi o primeiro premiado. Neymar ganhou o prêmio em 2011 quando jogava pelo Santos e fez um golaço, o terceiro dos santistas contra o Flamengo na partida em que o Rubro-Negro carioca venceu por 5 a 4, de virada, e com 3 gols de Ronaldinho Gaúcho.

Leia também:   Ação conjunta prende segundo suspeito de envolvimento em homicídio em Aracruz

Outro brasileiro que venceu o Prêmio Puskás foi o jogador Wendell Lira, então jogador do Goianésia. Ele fez um golaço de bicicleta pelo Campeonato Goiano de 2015 contra o Atlético-GO. O Goianésia venceu o jogo por 2 a 1.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here