Pesquisa realizada pela Brand Consultoria e Gestão aponta a liderança absoluta do candidato Marcos Guerra a prefeito de Jaguaré com 55,5% das intenções de voto na menção estimulada. Realizada entre os dias 19 e 21 deste mês, a pesquisa mostra o candidato Luciano Laquini em segundo lugar com 16,8%, seguido de João Vanes com 4,5% e Juan Karlo Leal com 0,5%.

Sediada em Vitória, a Brand entrevistou 400 eleitores de Jaguaré e constatou que permanecem indecisos 17%, enquanto outros 3% não responderam, 2,5% indicaram voto nulo ou branco. Em tempos de pandemia do novo coronavírus, a pesquisa perguntou também se o eleitor compareceria às urnas e 0,3% responderam que não irão votar neste ano.

Marcos Guerra lidera também nas respostas espontâneas, onde nenhum nome de candidato é apresentado ao entrevistado. Neste quesito, ele tem 41,5% das intenções de votos. Luciano Laquini aparece com 12%, João Vanes com 1,5% e Juan Karlo Leal mantém 0,5%. Os indecisos somam 36,5% dos votos, enquanto os que não responderam a essa questão aparecem com 7%. Votos brancos e nulos são 0,8%.

REJEIÇÃO
Na rejeição estimulada, onde são apresentados os nomes dos candidatos aos entrevistados questionando em quem o eleitor jamais votaria, Luciano Laquini aparece com 35,3%. João Vanes tem a segunda maior rejeição, com 26,8%. Juan Karlo Leal é o terceiro em rejeição com 22,8%. Já Marcos Guerra tem a menor rejeição, 6%. Os que não rejeitam nenhum dos candidatos somam 24,3%. Já os que não responderam são 10,5% dos entrevistados. Os que rejeitam todos os candidatos são 1,8%.
CLIQUE AQUI e acesse o resultado completo da pesquisa ES-03578/2020

Mais detalhes da pesquisa

Dos 400 entrevistados, 49,5% são mulheres e 50,5% são homens. A pesquisa foi dividida também por faixa etária com a seguinte porcentagem de eleitores: de 16 a 24 anos (13%), de 25 a 34 anos (23%), de 35 a 44 (23%), de 45 a 59 anos (23,5%) e com mais de 60 anos (17,5%). 36% dos entrevistados possuem ensino fundamental, 38,5% ensino médio, os que declararam ter ensino superior correspondem a 14,8%, pós-graduados 6,3% e analfabetos 4,5%.

As entrevistas foram divididas por quatro setores, sendo sede 1 (Centro, Boa Vista I e II, Laquini, Nova Esperança e Palmital), sede 2 (Irmã Tereza, Novo Horizonte, Novo Tempo, Seac e Trevizani), rural 1 (Água Limpa, Barra Seca, Palmito, São Roque e outras comunidades vizinhas) e rural 2 (Fátima, Jirau, São João Bosco ou Dezoito, Vargem Grande e outras comunidades vizinhas).

A margem de erro da pesquisa é 4,9% para mais ou para menos com 95% de confiabilidade.

A pesquisa, que está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-03578/2020, foi realizada pela Brand Consultoria e Gestão Eireli ME, por sua própria iniciativa e autocontratação, e utilizou a técnica de coleta de entrevistas telefônicas assistidas por computador com 400 eleitores de Jaguaré entre os dias 19 e 21 de outubro.

A empresa justifica que a pesquisa foi realizada desta forma para evitar o contato entre pesquisadores e respondentes, “garantindo a necessária segurança sanitária da população respondente”.
A estatística responsável é Miriam Aparecida Ignácio de Almeida.

Analista da Brand destaca vantagem expressiva de Marcos Guerra

Analista-chefe da Brand Pesquisas, consultor e especialista em eleições, Lucas Margotto, frisa que o índice de indecisos nesse momento é relativamente baixo indicando uma certa cristalização do voto e pouca margem para recuo ou mudança na opinião dos eleitores. Diante disso, Margotto destaca que o candidato Marcos Guerra tem ampla vantagem eleitoral com 35,8% à frente de seu concorrente mais próximo (Luciano Laquini).

Segundo o especialista, “considerando o cenário de momento, Marcos Guerra deve ser eleito em 15 de novembro”. Ele afirma que “até o dia da votação esse prognóstico pode mudar, mas dificilmente Marcos Guerra perderá essa eleição. Afinal, ele tem uma vantagem expressiva sobre os demais concorrentes e também é o menos rejeitado de todos”.

Lucas Margotto considera que somente um fato extraordinário que viesse a ocorrer até o dia da votação poderia alterar o cenário desenhado pelos eleitores de Jaguaré, na pesquisa, neste momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here