A Sociedade Musical Lira Mateense abre nesse sábado (2), as inscrições para os cursos de música teórica e prática voltado para a comunidade mateense. Presidente da Lira, Ruy Tavares disse que as inscrições e os cursos são totalmente gratuitos.

De acordo com Ruy, serão ofertadas 60 vagas para crianças a partir de 12 anos que terão prioridade na efetivação da matricula. Ele afirma ainda que as vagas remanescentes serão destinadas a adultos. Conforme Ruy, os recursos para este curso são oriundos de convênio firmado entre a Lira e a 2ª Vara Criminal de São Mateus que faz o repasse de dinheiro arrecadado com fianças, por exemplo.

O presidente, que permanece no cargo até o final de abril, explica que o projeto, intitulado Apoio e preservação da musicalidade de um povo, objetiva a evolução da centenária Lira Mateense com o desenvolvimento e o aprendizado de adolescentes e jovens para integrarem a banda Lira Júnior e, posteriormente, o elenco principal. “Com isso, possibilitaremos a continuidade do fortalecimento das atividades culturais de formação da nossa Lira Mateense, organização de forte referência musical no Espírito Santo”, frisa.

Nesse sábado, as matrículas poderão ser feitas das 9 às 12 horas, na sede da Lira Mateense que fica no Bairro de Fátima (Ideal). Na segunda-feira (4), o horário para atendimento é das 14 às 17 horas, e na terça (5), das 14 às 20 horas, no mesmo local. As aulas terão início no dia 9 e prosseguem em todos os sábados pela manhã para crianças e em alguns dias da semana à noite, ainda a serem definidos, para os adultos. “Os alunos aprendem, inicialmente, a teoria e depois partem para a prática”.

O presidente explicou ainda que os recursos do convênio entre a Lira e o Poder Judiciário são usados exclusivamente para o pagamento de sete professores. A Lira Mateense mantém ainda outras turmas composta por 100 estudantes utilizando recursos de convênio com Governo do Estado. Ruy detalha que esse se encerra em maio. Ruy lembra que novas eleições para presidente da Lira serão convocadas em abril, para um mandato de três anos.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here