Animada pela juventude, a 9ª Romaria das Famílias acontece neste sábado (14), com caminhada da Capelinha de Guriri até a Catedral, no Bairro Boa Vista. A atividade integra a programação da Festa do Padroeiro São Mateus, que começou na quinta-feira (12) e prossegue até o dia 21. A concentração será a partir das 15h. A saída está marcada para 16h, após benção do bispo Dom Paulo Bosi Dal’Bó.

Coordenador da romaria, padre Edson Delfino espera a participação de mais de 2.000 fiéis. Um trio-elétrico ficará à frente, seguido pelo carro com a imagem de São Mateus e pelos romeiros. Um trenzinho também acompanhará a caminhada para transportar quem não conseguir percorrer todo o trajeto.

A Pastoral Juvenil animará os romeiros com cantos, comentários e orações. Padre Edson acrescenta que durante o trajeto também será contada a história do Padroeiro além de momentos de reflexão sobre sete parábolas do capítulo 13 do Evangelho de São Mateus. Ele ressalta que as romarias têm o simbolismo de voltar à experiência do povo de Israel, que caminhou 40 anos até chegar à Terra Prometida, numa peregrinação de fé.

Leia também:   Jonny Mendes apresenta clipe gravado na Igreja Velha no show em São Mateus

A chegada dos romeiros à Catedral está prevista para 19h, quando acontece a missa do terceiro dia da novena, que será presidida pelo padre Vagner Carini. A animação é dos fiéis da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. A liturgia terá como base a solenidade da Exaltação da Santa Cruz.

A novena iniciou dia 12 e segue até o dia 20, às 19h, na Catedral, animadas pelas paróquias da Forania Praiana, cujos párocos presidem as celebrações. Antes de cada missa é falada a história da paróquia visitante do dia. No Dia de São Mateus, 21 de setembro, terá uma missa às 7h, presidida por Dom Aldo. A missa solene será às 17h, presidida por Dom Paulo e com participação de outros bispos do Espírito Santo. Após a celebração, os católicos saem em procissão pela Cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here