A atual vice-reitora Ethel Leonor Noia Maciel e o ex-diretor do Ceunes Roney Pignaton venceram a pesquisa informal para reitora e vice-reitor, respectivamente, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A Comissão Independente de Pesquisa Informal, que organizou o processo de consulta à comunidade acadêmica, apresentou o resultado nesta quinta-feira (7). Docentes, técnicos-administrativos e acadêmicos foram às urnas na quarta-feira (6).

A chapa vencedora obteve 784 votos dos professores, 553 dos servidores técnico-administrativos e 4.542 dos estudantes. A chapa 1, por sua vez, obteve 390 votos dos professores, 636 dos servidores técnicos e 841 dos estudantes. Foram registrados 16 votos brancos/nulos entre os docentes, 31 entre os servidores técnicos-administrativos e 41 entre os estudantes. No total, compareceram às urnas 1.223 professores, 1.253 técnicos e 5.476 estudantes, contabilizando 7.952 votantes.

O presidente da comissão Antônio Carlos Moraes detalhou que a chapa 2, com os professores Ethel e Roney, saiu vitoriosa com um percentual de 67,5% dos votos válidos. Já a chapa 1, integrada pelos professores Gláucia Rodrigues de Abreu, candidata a reitora, e Alvim Borges da Silva, candidato a vice-reitor, obteve o percentual de 32,5% dos votos válidos.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

Antônio Moraes explica os percentuais, ressaltando que cada um dos três segmentos consultados tem 33,3% de peso. “Quando a gente joga a forma que temos de um terço, um terço e um terço dá esse percentual de 67% para a professora Ethel. Mas de qualquer forma, nos números gerais, se aplicar todas as formas que a gente tem, por exemplo, na universal, com cada voto valendo um, a professora Ethel também seria vencedora” – disse.

Ele frisa que nesta sexta-feira (8) termina o prazo de recurso. Depois, a comissão faz um relatório e encaminha para as entidades dentro da Ufes e aos Conselhos Superiores, o Universitário, o de Ensino Pesquisa e Extensão e o de Curadores.

PROCESSO
DE ESCOLHA

Os Conselhos Superiores da Ufes deliberam no dia 5 de dezembro a lista tríplice para ser encaminhada ao Ministério de Educação, com os candidatos ao cargo de reitor para o quadriênio 2020 a 2024. As inscrições de candidatos acontecem de 27 a 29 de novembro. Além de Ethel e Gláucia, a professora Surama Azevedo Freitas também concorre a vaga de reitora, mas preferiu não participar da pesquisa informal. A lista tríplice deliberada pelos conselhos é encaminhada ao Ministério de Educação, para posterior nomeação pela Presidência da República.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here