Atletas que participam dos Jogos Escolares do Espírito Santo tem em comum a empolgação natural da juventude, além é claro do gosto pelo esporte. Anajara dos Santos Tiburtino, João Renato Dias e Tales Nascimento estão entre os quase 200 participantes da fase regional do Jees que acontece em São Mateus até domingo (22), com atletas de Boa Esperança, Conceição da Barra, Montanha, Pinheiros, Ponto Belo e São Mateus.

Nesta segunda-feira eles participaram da cerimônia de abertura dos Jees realizada no Centro de Vivência Amélia Boroto, que contou ainda com as presenças da secretária de Educação, Luciana Moreira, do secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Jasson Barcelos, da coordenadora da Regional dos Jogos em São Mateus, Balbina Zipinoti, além de vereadores e outras autoridades.

Anajara, 16 anos, é estudante do terceiro ano do ensino médio na Escola Elpidio Santos de Oliveira, de Montanha. A atleta pratica a modalidade de handebol desde 2014. “Comecei em um projeto que tinha na antiga escola que eu estudava e até hoje sinto uma paixão muito grande pelo esporte. Pretendo seguir carreira de jogadora de handebol. Se não der certo, devo tentar Medicina ou Direito”.

Anajara dos Santos Tiburtino
Foto: Secom-PMSM/Divulgação

Para a atleta, participar do Jees é a realização de um sonho: “É uma sensação inexplicável, incrível, muito interessante. A realização de um sonho. A expectativa é que a gente consiga aprender mais com os jogos, tendo a vitória ou não. Mas que a gente aprenda e desenvolva muito mais. No meu projeto de vida esse é um sonho e estou realizando jogando hoje” – reforça.

Leia também:   Aulas de jiu-jitsu ajudam autistas a desenvolverem habilidades e interação, aponta professor

 

TOCHA

O estudante da Escola Nossa Senhora de Lourdes, de Pinheiros, João Renato Dias, de 16 anos, teve a oportunidade de entrar com a tocha e acender, simbolicamente, a pira olímpica indicando a abertura oficial da fase regional dos Jees. “Foi uma sensação muito boa. Eu participei dos jogos escolares em Pinheiros, mas aqui me convidaram para levar a tocha eu aceitei de imediato”.

João Renato relata que pratica as modalidades de futsal e handebol desde muito novo. “Comecei cedo, mas sou do handebol. É satisfatório, traz felicidade. Jogar com meus colegas é bem divertido. A gente se interessa muito pelo esporte. Para mim o handebol é tudo”.

João Renato Dias
Foto: TC Digital

Em relação ao desempenho do time nos jogos, João Renato se diz empolgado. “O objetivo é ganhar e chegar em Guarapari [onde ocorrem as finais estaduais]. Já fui uma vez e quero ir de novo representar a minha escola”.

 

VEIA PROFISSIONAL

Já o mateense Tales Nascimento, de 13 anos, participa do Jees na categoria infantil. Ele é lateral esquerdo do time de futsal da Escola Vereador Laurindo Samaritano, que fica no Bairro Litorâneo. “Já participei antes. A sensação é muito boa. Jogar é bom, mas quando estou na torcida fico nervoso”.

Tales está confiante e quer representar a escola e o município de São Mateus na final estadual do Jees. “A expectativa é ganhar e jogar em Guarapari, chegar na final”.

Leia também:   Professores do Ceunes realizam ato de greve em São Mateus nesta quinta-feira
Tales Nascimento
Foto: TC Digital

O estudante ressalta que sempre teve o apoio da família para praticar esportes. “Minha família toda joga e o incentivo veio deles. Sempre me apoiam! Meu tio joga em time profissional”.

 

“Jogos Escolares é sempre
uma alegria, uma festa”

A secretária municipal de Educação Luciana Moreira foi a responsável por declarar oficialmente abertos os jogos da fase regional do Jees. “É um prazer estarmos aqui recebendo os nossos vizinhos e proporcionando aos nossos alunos esse momento de integração, de vivência e troca de experiência. Jogos escolares é sempre uma alegria, uma festa. Os alunos amam, aguardam ansiosamente por esse momento e graças a Deus estamos aqui dando o ponta pé inicial para iniciarmos esse grande projeto de troca de experiência com os nossos vizinhos” – disse, em entrevista à Rede TC de Comunicações. “São Mateus se alegra por estar sediando este momento”, complementou durante a fala na abertura dos Jees.

Os Jogos Escolares são realizados pela Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport) em parceria com as secretarias municipais. Luciana frisa que a secretaria de Educação, em parceria com a secretaria de Esportes, está dando todo o suporte necessário para a realização do Jees no Município. “Todo o transporte, alimentação, hospedagem, arbitragem. Equipe de profissionais que irão atuar, tudo organizado pelas secretarias de Educação e Esportes de São Mateus”.

 

Para o secretário de Esportes Jasson Barcelos o evento representa a retomada das atividades esportivas no Município. “É com grande prazer que a gente recebe essa retomada depois de tanto tempo parado. Tudo parou por causa da covid e os jogos escolares sofreram muito com isso. Algumas gerações que se passaram sem saber o que é jogos escolares. A gente recebe isso com muita alegria e já considera como uma grande vitória após esse retorno. Independente de qual seja a equipe campeã, só de estar participando já é uma grande conquista. Estamos torcendo para algum representante de São Mateus esteja na final estadual”.

Leia também:   Produtores rurais de Nova Verona recebem caminhão e secador de café da Prefeitura

Funcionária da Sesport a coordenadora Regional dos Jogos Escolares, Balbina Zipinoti destaca os pontos positivos do Jees. “Entendo como positivo a gente conseguir tirar essas crianças da rua através do esporte escolar. Só estamos precisando de mais amor, carinho pelas crianças que estão aqui”.

 

JEES

Balbina explica como serão as próximas fases do Jees. “Em Guarapari, as equipes que ganharem nas categorias infantil competirá no Rio de Janeiro. Já o juvenil, em setembro, participa da fase nacional em Sergipe”.

Ela detalha ainda que os estudantes de 15 a 17 anos estão divididos entre as modalidades da categoria juvenil. Já os alunos de 12 a 14 anos estão na categoria infantil.

As modalidades coletivas são: basquete, futsal, handebol e vôlei. Já as individuais são as seguintes: atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, ginástica artística, judô, karatê, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei de praia, Wrestling (luta olímpica), xadrez.

 

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here