As aulas da educação infantil na rede municipal de ensino de São Mateus retornam neste mês de setembro, de acordo com decisão conjunta entre o Comitê Municipal de Biossegurança e Secretaria Municipal de Educação (SME).

De acordo com a Secretaria, ainda nesta semana será realizada uma reunião com os gestores dos centros de educação municipal (ceim’s) para a organização do retorno das aulas presenciais e os respectivos encaminhamentos, levando em consideração a realidade de cada unidade. A exemplo das outras unidades da rede, os ceim’s devem cumprir todos os protocolos de segurança sanitária.

Segundo a SME, o Município atende 4.526 crianças em 37 ceim’s na Cidade e no campo e há atendimento deste público em escola municipais de educação infantil e de ensino fundamental, escola comunitária rural municipal e em escolas multisseriadas, “por isso a necessidade da garantia do transporte para as crianças, sobretudo as que são do campo”.

 

REVEZAMENTO

A Secretaria explica que, para o atendimento presencial, as crianças serão divididas em grupos com revezamento semanal. Cada grupo será composto por 50% dos estudantes de cada turma. A SME entende que assim, será garantido o distanciamento exigido de 1,5 metro entre cada carteira e não ultrapassando o limite de 10 estudantes por sala de aula. No revezamento, os estudantes que estiverem de forma remota recebem as atividades de forma online ou impressas.

Leia também:   CRE de São Mateus oferece tratamento gratuito para dores crônicas

A SME salienta que, quando ocorrer, o retorno presencial das crianças não será obrigatório, com os responsáveis procurando a unidade escolar onde a criança está matriculada para assinar a autorização por meio do Termo de Manifestação de Interesse.

 

ORGANIZAÇÃO DOS GRUPOS

Semana 1: Grupo 1, composto por 50% das crianças matriculadas no pré-nível I (4 anos) e 50% do pré-nível II (5 anos).

Semana 2: Grupo 2, composto pelos demais 50% do pré-nível I (4 anos) e pré-nível II (5 anos).

 

. A partir da terceira semana, o revezamento ocorrerá repetindo a mesma organização dos grupos anteriores.

. Cada unidade escolar é responsável por informar às famílias o cronograma presencial dos estudantes.

. O retorno das turmas de creche nível II (2 anos) e nível III (3 anos) se dará após uma avaliação do retorno dos primeiros grupos da educação infantil às unidades.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Educação

 

NOVAS ROTINAS

 

São Mateus – Segundo a SME, para garantir os eixos estruturantes da educação infantil nesse retorno presencial, que são as interações e brincadeiras, os profissionais estão orientados a seguirem as diretrizes operacionais para organização das aulas presenciais no modelo do ensino híbrido em tempos de pandemia.

Leia também:   Produtores rurais de Nova Verona recebem caminhão e secador de café da Prefeitura

Ainda de acordo com a Secretaria, para cumprir todas as exigências, os profissionais participam de formação continuada.

“Nossa preocupação, primeiro, é com a vida e a segurança das crianças. Por isso, o retorno presencial está sendo planejado com muita cautela. Não temos medido esforços junto aos setores responsáveis para que tudo seja elaborado com eficácia e prudência” – enfatiza a secretária municipal de Educação, Edna Rossim.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here