O Produto Interno Bruto (PIB) do Espírito Santo apresentou crescimento de 1,8% no segundo trimestre de 2018, em comparação com o trimestre anterior, ficando bem acima da taxa nacional, que foi de 0,2%. Essa foi a terceira alta consecutiva e a maior dos últimos cinco trimestres. Com esse resultado, o PIB nominal do Estado totalizou R$ 33 bilhões em valores correntes no período.

De acordo com o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), órgão que calcula o indicador, contribuíram para o bom desempenho o comércio varejista ampliado (3,6%) e a indústria em geral (0,5%). Nessa mesma base, o setor de serviços apresentou retração de 0,4%.
Nas demais bases de comparação, a atividade econômica capixaba seguiu em trajetória de crescimento, com ritmo se intensificando em três das quatro medidas consideradas. Na comparação com o mesmo trimestre do ano anterior e no acumulado do ano, as expansões foram de 1,6% e 1,1%, respectivamente.

“A boa performance da agricultura, com previsão de aumento na produção das principais culturas como café conilon (49,7%), café arábica (27,7%), cacau (36,6%) e pimenta-do-reino (49,0%), e a intensa expansão do comércio varejista ampliado, que acumula alta de 15% no ano, foram determinantes para os bons resultados” – destaca o IJSN.

Leia também:   Novo pacote de crédito traz Desenrola para MEIs, micro e pequenas empresas

Em relação ao desempenho nacional, o Espírito Santo superou o Brasil na comparação anualizada, que traz o acumulado em quatros trimestres, apresentando crescimento de 1,7% frente a 1,4% do País, conforme o Instituto. “No confronto com o mesmo trimestre do ano anterior, o resultado para o Estado é de 1,6% frente a 1,0%. Quanto ao crescimento acumulado ao longo do ano, ambos se encontram em 1,1%. Em valores nominais, o PIB capixaba totalizou R$ 123,4 bilhões no acumulado dos últimos quatro trimestres, o maior valor dos últimos onze trimestres” – detalhou.

Diferente do Brasil, que sofreu um baque no ritmo de recuperação da economia, os resultados mostram que a economia capixaba reagiu bem aos efeitos causados pela greve dos caminhoneiros ocorrida no mês de maio.

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here