BOM DIA!
Ajude ao próximo, mesmo que seja com uma conversa! Uma boa palavra, um sorriso de incentivo, um pensamento construtor são, muitas vezes, o ponto de partida para a grande vitória daqueles que nos cercam. Se observar tristeza ou preocupação, procure ajudar. Se não puder agir, fale. Se não puder falar, ao menos pense firmemente, desejando a felicidade e essa atingirá seu objetivo. Mas ajude sempre! Bom dia, São Mateus!

Leia também:   Detalhes • por Equipe TC • Edição 7.477

ETIQUETA
Expert em etiqueta social, Danuza Leão aconselha informar separações para evitar constrangimentos sociais. Em cartão enviado formalmente, exemplo do convite de casamento, comunicando novos endereços e telefones residenciais.

REFLETIR
A vida é o caminho, o bem é a ação, o belo é o sentimento. Esta é a pratica para ser feliz. Usem-na! Uma excelente terça-feira para todos.

MONIQUE
Um grande abraço e muitos anos de vida para a competente coreógrafa e querida amiga Monique Cruz, que hoje, 19 de janeiro comemora mais um ano de vida. Ela merece tudo de bom que a vida possa oferecer porque é um ser humano de luz. Parabéns!

SOFÁ
Sem dúvidas o sofá é um dos itens mais utilizados em um ambiente doméstico e está sempre lá para acolher a todos. Mas infelizmente, o sofá fofinho pode ser o oposto de conforto e gerar problemas a longo prazo. De acordo com o fisioterapeuta Bernardo Sampaio passar muito tempo sentado ou deitado no sofá pode causar mais dor do que relaxamento. “Dependendo da maneira como você fica, é impossível manter a postura correta. Na maioria das vezes estamos afundados entre as almofadas. Depois, há o fato de que ficar sentado por muito tempo faz com que os músculos de suporte ao redor da coluna e da pélvis sejam desativados, o que pode levar a uma dor crônica nas costas” – explica o especialista. A postura inadequada pode causar estresse nos tecidos, articulações e discos. Segundo Bernardo, a primeira regra é não fazer do sofá o local preferido da casa. Dá para relaxar nele, claro que dá, mas alterne as posturas. Fica a dica!

Leia também:   Detalhes • por Equipe TC • Edição 7.477

MATRIARCA DO CONGO
A autora do livro 30 anos da gravação de Madalena do Jucu: perspectivas históricas e novos alcances, a jornalista e mestra em Culturas Déborah Sathler, apresenta a formação literária Madalenas do Espírito Santo, junto com a matriarca e rainha do congo Celeuza Sales. A formação acontece amanhã, 20 de janeiro, às 19 horas de forma virtual por meio da Lei Aldir Blanc. O livro da jornalista acabou de ser premiado em Portugal com o Prêmio Internacional de Economia Social Antônio Sergio 2020, na categoria Pesquisa e Investigação na Lusofonia. A cerimônia acontecerá em Lisboa até o segundo semestre de 2021.
• O congo capixaba é uma comunidade cultural única no Brasil, que reúne mulheres que perpetuam saberes e fazeres culturais ancestrais africanos, através da música e da dança. Configura um segmento cultural importante e de representatividade do povo negro capixaba. No livro da jornalista Déborah Sathler, as matriarcas do congo capixaba, detentoras dos saberes culturais narraram suas histórias de vida, os desafios da cultura negra, rememoraram trechos da época da gravação da toada de congo Madalena do Jucu em samba em 1989 e falaram sobre a figura mítica de Madalena no capítulo Madalenas e Novas Madalenas.

Leia também:   Detalhes • por Equipe TC • Edição 7.477

CONTATO
Informações para a coluna – e-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here