Presidente da Comissão de Segurança e Combate ao Crime Organizado da Assembleia Legislativa do Espírito Santo, o deputado Danilo Bahiense, cogitou propor, por força de lei, medidas para conter a violência no norte do Estado. A declaração foi feita pelo deputado à Rede TC durante audiência sobre segurança pública realizada na noite desta quarta-feira (20), no Sesc.

Foto: TC Digital

Danilo ressaltou que será feito um relatório com as demandas apresentadas pela sociedade durante a audiência e que o documento será levado para análise da comissão, para que sejam deliberadas as providencias que poderão ser adotadas. Ele frisou que podem ser desde indicações ao Governo do Estado e aos órgãos de segurança pública, até medidas por força de projeto de lei. O deputado não especificou que tipo de projeto de lei ele poderia propor.

“Estamos indo de encontro à sociedade para discutir sobre segurança. Desde fevereiro nós passamos a rodar o Espírito Santo e já fizemos mais de 20 audiências públicas para conhecer as particularidades de cada cidade. Dessa forma todas as pessoas podem falar e opinar” – afirma o deputado, acrescentando que pretende realizar audiências nos 78 municípios capixabas até o final do mandato.

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

 

POLÍCIA MILITAR

Apesar da onda de violência registrada nos últimos dias em São Mateus, Pinheiros e Jaguaré, principalmente, o comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Mateus Garcia Pereira, afirmou que houve redução da criminalidade na região, apresentando como exemplo o número de homicídios, que segundo ele caiu 35% em São Mateus em relação ao mesmo período do ano passado.

“Hoje o município de São Mateus apresenta a maior redução em números absolutos e percentuais de homicídios do estado do Espírito Santo, confirmados pelos dados oficiais da Secretaria Estadual de Segurança Pública. No entanto a população não percebe porque a gente sabe que os índices ainda são altos” – admite o comandante.

Durante a audiência, integrantes da sociedade civil e representantes de entidades do Município puderam falar e sugerir medidas para a segurança pública.

 

PRESENÇAS

Também participaram da audiência os deputados estaduais Freitas e Lorenzo Pazolini, o prefeito de Pedro Canário, Bruno Araújo, o comandante do Corpo de Bombeiros de São Mateus major Sartório, o delegado-chefe da 18ª Delegacia Regional de Polícia Civil de São Mateus Izaque Manoel Souza, o chefe regional da Polícia Rodoviária Federal Eduardo da Costa e a presidente do Conselho Municipal de Segurança Pública Claudiane Zane.

Leia também:   A cada oito minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

Além do presidente da Câmara de São Mateus, vereador Jorge Recla, o Jorginho Cabeção, o vereador Jozail Fugulim, o Jozail dos Bombeiros, proponente da audiência no Legislativo Municipal, e demais vereadores.

 

Programa de georreferenciamento ajuda mapear crime

Uma ferramenta utilizada para ajudar o trabalho da Polícia Militar é o Mapa Criminal. Segundo o comandante do Batalhão de São Mateus, tenente-coronel Mateus Garcia Pereira, um programa de georreferenciamento mostra os locais onde ocorrem o maior número de crimes, a natureza dos delitos, e, a partir dessas informações, é possível planejar as ações policiais.

“Nós temos uma defasagem de efetivo, isso não é segredo para ninguém. Então, com a ajuda desse Mapa Criminal, conseguimos trabalhar a distribuição do nosso efetivo e planejar as operações de acordo com a necessidade” – explica.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here