Entre os prazos estabelecidos para a eleição suplementar em Conceição da Barra, o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo destinou o período de 11 a 16 de maio para as convenções que deliberam as coligações e a escolha de candidatos. O calendário eleitoral foi aprovado segunda-feira (30), em decisão unânime do pleno do TRE-ES, definindo o dia 21 de junho para o eleitor barrense escolher o chefe do Executivo para mandato até dezembro.

A nova eleição em Conceição da Barra foi deliberada após execução da cassação do prefeito Francisco Vervloet, o Chicão, junto com o vice-prefeito Jonias Dionísio Santos. O cargo de chefe do Executivo está sendo ocupado desde o dia 13 de março por Walyson José Santos Vasconcelos, o Mateusinho, que exercia a presidência da Câmara.

LEIA TAMBÉM: TRE define 21 de junho para nova eleição em Conceição da Barra

De acordo com o TRE-ES, poderão concorrer no novo pleito, a pessoa que possuir domicílio eleitoral na respectiva circunscrição pelo prazo de, no mínimo, seis meses antes da data da nova eleição e estiver com filiação deferida pelo partido no prazo de seis meses, ressalvada disposição estatutária da agremiação que fixe prazo superior.

Requerimento de registro

O TRE-ES detalha que os partidos políticos ou as coligações poderão registrar candidatos para a nova eleição de Conceição da Barra até as 19 horas do dia 20 de maio. No mesmo dia, o Cartório Eleitoral deverá publicar o edital sobre o pedido de registro. Na hipótese de o partido político ou a coligação não requerer o registro dos candidatos, eles poderão fazê-lo até as 19h do dia seguinte à publicação do edital.

O candidato deverá afastar-se do cargo gerador de inelegibilidade, que atualmente ocupe, nas 24 horas seguintes à escolha pela convenção partidária. O TRE decidiu que a propaganda eleitoral somente será permitida a partir do dia 21 de maio.

LEIA TAMBÉM: TRE define 21 de junho para nova eleição em Conceição da Barra

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here