Tratando a Saúde como a pasta que demanda maior sensibilidade do gestor público, o prefeito Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, afirma que está fazendo uma verdadeira revolução no setor, com investimentos na interiorização assistencial, além de melhorias dos espaços físicos e na qualidade do atendimento. Chicão afirma que o Município investiu, recentemente, num sistema de radiografia computadorizada, para melhorar a qualidade de exames, como os de raios-X.
Em entrevista à Rede TC, acompanhado do secretário Júlio Cezar Baldoto, o prefeito destacou que já tocou obras de reforma e de ampliação em nove unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), além de instalar três pontos de apoio, citando como exemplo o do Distrito do Cricaré, que envolve Meleiras e Barreiras, investir em duas unidades de Pronto-Atendimento, uma no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição e outra em Braço do Rio, e profissionalizar a Central de Regulação, a antiga Agência Municipal de Agendamento (AMA), com o objetivo de coibir fraudes no atendimento.
Chicão afirma que mais investimentos serão feitos em 2019, por exemplo, na compra de 16 motos para serem utilizadas por agentes de saúde na zona rural. O secretário Júlio Cezar explica que os veículos serão adquiridos com recursos próprios e atenderão a 42 comunidades rurais. “Esta é uma proposta inovadora no Espírito Santo. Tem exemplos em outros estados, como Minas Gerais. Essa iniciativa serve para reforçar o contato com a população da zona rural” – enaltece o secretário. Chicão detalha ainda que 25% da população de Conceição da Barra vive na zona rural.
Conceição da Barra–ES
Leia também: Leitos de retaguarda no hospital e transporte humanizado de pacientes