A primeira audiência por WhatsApp da Comarca de São Mateus será realizada na tarde de quinta-feira (4), conduzida pela juíza da Vara da Família, Aline Moreira Souza Tinôco. A magistrada disse, à Rede TC, que a advogada e mediadora Evelyn Castillo, idealizadora do modelo denominado Justiça Digital, estará no Município nesta quarta (3), onde realiza uma palestra às 16h30, no Fórum Desembargador Santos Neves. O advogado e professor Daniel Salume Silva acrescenta que outra palestra será realizada às 19h, na Faculdade Vale do Cricaré (FVC).

De acordo com a juíza Aline Tinôco, a advogada Evelyn é do Rio de Janeiro, estado percursor da Justiça Digital, que consiste num modelo de audiências por chamada de vídeo via aplicativo WhatsApp. Ela palestrará no Fórum para juízes, promotores e advogados, entre outros interessados. A magistrada salienta que, no Espírito Santo, já houve uma audiência-teste em dezembro, quando uma das partes de um processo estava na Serra e outra em Portugal.

A juíza da Vara da Família frisa que a inauguração da Justiça Digital em São Mateus, quinta-feira, será em audiência com uma parte presente e outra no Mato Grosso. A juíza e a idealizadora detalharão a Justiça Digital nesta quarta (3).

Leia também:   Polícia Militar apreende arma e maconha após troca de tiros em São Mateus

AGILIDADE
Advogado, o professor Daniel Salume relata que a palestra na Faculdade Vale do Cricaré será voltada aos acadêmicos de Direito. Ele destaca a importância da Justiça Digital, relatando as dificuldades quando as partes não estão no mesmo local, deixando os processos demorados e provocando desgastes. O novo modelo tem o intuito de dar agilidade. Daniel reforça que as audiências com uso do aplicativo WhatsApp ficam gravadas e valem como presencial.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here