Após alguns meses de uma aparente tranquilidade em relação à pandemia de covid-19, com o fim das restrições em praticamente todos os locais e do retorno às atividades, o País voltou a registrar um aumento de diagnósticos positivos de SARS-CoV-2.

No Espírito Santo, com o avanço da quinta onda, a Secretaria de Saúde de São Mateus informou que já está realizando uma média de 2.000 testes da doença por semana no Município. De acordo com o titular da pasta, Henrique Follador, 28% dos testes estão sendo confirmados para infecção pelo novo coronavírus.

A média móvel de casos confirmados em São Mateus em 14 dias passou de três casos diários para 37 registrados até terça-feira, de acordo com o Painel Covid-19 do Espírito Santo. Representa um aumento de 1.065,91% em relação à média móvel de casos anterior. Em uma semana, ou seja, sete dias, a média móvel de casos saltou de 22 para 52 casos por dia.

TESTES

Henrique Follador afirma que, para enfrentar e tentar diminuir o aumento da curva de novas infecções, o Município está oferecendo testes de covid, por livre demanda e sem necessidade de agendamento, em todas as 30 unidades de saúde. Os testes também podem ser feitos no Pronto Socorro do Hospital Roberto Arnizaut Silvares.

Leia também:   Docentes da Ufes mantêm greve e buscam apoio popular em São Mateus

As autoridades sanitárias apontam que o teste é importante para identificar as pessoas infectadas para que elas possam ser isoladas e evitar a propagação do vírus.

VACINAS

O secretário de Saúde de São Mateus reforça ainda o pedido para que as pessoas busquem a vacinação. “Temos visto o aumento de casos, mas não há registros de internações por complicações da doença. Os índices de mortes também estão baixos, graças a Deus. Isso é resultado da vacinação que já alcançamos, mas precisamos avançar mais” – destaca Follador.

Ele lembra que as vacinas estão sendo aplicadas de segunda a sexta-feira no ponto fixo no Centro de Vivência Amélia Boroto, aos sábados na US-3, e também nas unidades de saúde em dias e horários estendidos determinados semanalmente pela Secretaria de Saúde.

MÁSCARAS

Na semana passada, a Secretaria Estadual de Saúde voltou a recomendar o uso de máscaras em locais fechados e de grande concentração de pessoas, e também nos ambientes escolares, em todo o Espírito Santo.

Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here