Até 2020, o prefeito Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, pretende entregar quatro escolas municipais de alto padrão, chamadas de Centros de Excelência em Educação (CEE’s). Duas já estão totalmente prontas e entregues. A terceira já teve as obras iniciadas e a quarta, em fase final de licitação, deve ter o canteiro de obras trabalhando a partir da segunda quinzena de novembro. A previsão do prefeito Chicão é que todas as escolas estejam concluídas até o final da atual gestão.

O novo prédio da escola Maria Carelli Lomonte, o terceiro CEE do Município, está sendo construído na Cobraice.

O prefeito detalha que os centros são equipados com salas de aulas multimídia, laboratórios de informática, ginásio poliesportivo coberto, além de outras estruturas como banheiros, salas de professores, auditórios, refeitórios, áreas de lazer e bibliotecas. Conforme explicou Chicão, os primeiros CEE’s foram iniciados no mandato do prefeito Jorge Donatti (in memorian) e concluídas no atual governo. A escola Jorge Donatti, que fica na localidade de São Jorge, em Braço do Rio, foi inaugurada em 2017, e a escola João Bastos, que fica na Guaxindiba, foi entregue neste ano. O novo prédio da escola Maria Carelli Lomonte está sendo construído na Cobraice. E o quarto centro será construído na Cohab.

Leia também:   Adufes fará assembleias nesta semana para discutir proposta do Governo Federal
Todos os centros possuem ginásio poliesportivo coberto, como a da Escola Jorge Donatti.
Os centros são equipados com salas de aulas multimídia e outras estruturas.

Paralelamente à construção dos CEE’s, o prefeito ainda toca um projeto de reforma, e de ampliação em alguns casos, de todas as escolas municipais, inclusive as do campo, tendo algumas sendo totalmente repaginadas. O prefeito destaca que também está construindo uma quadra coberta nas Meleiras, além de finalizar o processo de licitação das obras de reforma e ampliação da escola do Paraíso, localizada na comunidade São Domingos. Ele disse que pretende entregar, nos próximos dias, obras importantes em outras escolas do município.

Destaque para o chamado tripé de sustentação da educação

Além de investir na construção de escolas e em obras estruturantes em todas as unidades de ensino do Município, o prefeito Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, destaca também a implantação do que chama de tripé de sustentação da educação municipal, com programas voltados para três importantes áreas: social, econômica e ambiental.

Na área econômica, implantou, em parceria com o Sebrae, o programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (Jepp), que incentiva o empreendedorismo em sala de aula, onde os professores recebem treinamento em educação financeira e empreendedorismo para aplicarem junto com as disciplinas que lecionam. Já na área ambiental, o Programa de Educação Ambiental (PEA), em parceria com o Ceunes, é responsável pela formação dos estudantes nas questões de preservação do meio ambiente.

Leia também:   Kombiteca celebra Dia do Livro com peça teatral em Jaguaré

Para complementar esse tripé, o prefeito Chicão implantou a Comissão de Gestão Integrada (CGI), com o objetivo de identificar e resolver problemas sociais dos estudantes. Ele entende que é na escola que o Poder Público tem melhores chances de conhecer os problemas familiares e identifica-los para que os profissionais envolvidos façam os encaminhamentos aos setores responsáveis. O prefeito destaca ainda a atuação da Polícia Militar na Educação, através do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Prefeito comemora salto no Ideb nas séries iniciais do ensino fundamental
Chicão: “Temos que buscar a excelência, combater a evasão dos alunos e criar mecanismos contra a desatenção em sala de aula”.

O prefeito Francisco Bernhard Vervloet, o Chicão, já propõe novos programas para melhorar a qualidade da educação no Município. Em entrevista à Rede TC, ele comemorou o salto no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nas séries iniciais do ensino fundamental, que saltou de 5.5 em 2015, para 6.1 em 2017. De acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Conceição da Barra já ultrapassou a meta do Ideb para esse período de ensino para 2021, que é de 5.6. No entanto, o prefeito lamentou o que considera estagnação no resultado para os anos finais do ensino fundamental, do 6º ao 9º ano, que era de 4.4 em 2015 e passou para 4.5 em 2017, bem abaixo da meta que é 5.5.

Leia também:   Kombiteca celebra Dia do Livro com peça teatral em Jaguaré

“A partir de 2018 incluímos mais programas educacionais para melhorar o rendimento do aluno. São 14 programas ao todo que incentivam o estudante a ter uma maior ligação com a escola. Precisamos também reforçar o quadro de profissionais e buscar a capacitação sempre. Temos que buscar a excelência, combater a evasão dos alunos e criar mecanismos contra a desatenção em sala de aula. Infelizmente nossa sociedade está corrompida, porém, com esses programas, temos que buscar formar cidadãos nas escolas, fazer com ele estejam mais antenados com os problemas cotidianos” – frisou Chicão.

Conceição da Barra–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here