Depois de mais de duas horas fechada, a BR-101 teve o tráfego liberado após manifestação de estudantes nesta quarta-feira (15) contra cortes na educação anunciados pelo Governo Federal. A pista foi fechada às 8h20 nos dois sentidos na altura do km 61, no Bairro Litorâneo, no acesso ao Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Cerca de 1.500 pessoas participam das manifestações em São Mateus.

Às 10h48, a Rede TC registrou a liberação da pista no sentido sul, para quem chega à Cidade de São Mateus vindo do Nordeste. Em seguida, o trânsito estava sendo liberado para os dois sentidos, no entanto, no sistema de pare e siga, com o tráfego em apenas uma pista. Depois, foi liberado o tráfego também, por uma pista lateral, para quem seguia para o sentido norte, em direção à Bahia.

A Polícia Rodoviária Federal constatou ainda cerca de 2 quilômetros de trânsito totalmente parado, entre a ponte sobre o Rio Cricaré e o Bairro Litorâneo. Segundo a concessionária Eco101, no sentido Bahia, houve congestionamento também de cerca de 2 quilômetros.

PRF

Após conversar com a PRF, que acompanhou a manifestação com três viaturas, os manifestantes informaram que encerrariam o ato na Rodovia Federal às 10h30, o que foi cumprido. Em seguida, os estudantes seguiram para o Ceunes onde teriam uma nova rodada de conversa. Uma viatura da Polícia Militar também acompanhou a manifestação.

MANIFESTAÇÃO PACÍFICA

Com uma manifestação pacífica, estudantes atenderam a alguns requisitos, como liberar veículos de emergência, como ambulâncias e situações excepcionais. Por exemplo, em dado momento, eles conseguiram carona para mulheres acompanhadas de crianças que estavam dentro de um ônibus de uma linha interestadual parado na pista. (Com informações do repórter Wellington Prado)

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here