O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) homologou a contratação de um consórcio de empresas que venceram a licitação para a construção do Complexo de Saúde da Região Norte, em São Mateus. O aviso de homologação foi publicado oficialmente na segunda-feira (29 de agosto).

O consórcio, formado por duas construtoras com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, e outra com sede em São Luís, no Maranharão, ficará responsável pela elaboração de projetos básico e executivo de arquitetura e engenharia, aprovações legais, obtenção de licenças, além das obras de construção, montagem e comissionamento dos sistemas do Complexo de Saúde do Norte em São Mateus.

O consórcio é formando pela empresa líder, Infracon Engenharia e Comércio Ltda e CND Construções Ltda, de Minas Gerais, e pela CCG Construções Ltda, do Maranhão.

Por meio do contrato, em Regime Diferenciado de Contratação Integrada, a empresa fica responsável por elaborar o projeto e executar a obra. A Sesa estima que até o fim de 2025 a construção esteja concluída.

Ainda de acordo com o DER-ES, o valor estimado do empreendimento é de quase R$ 300 milhões. No entanto, o consórcio vencedor ofereceu um desconto superior a 12%, baixando os custos ao Governo do Estado para R$ 263,3 milhões.

Leia também:   Polícia Científica do Espírito Santo realiza formatura de 20 novos profissionais

 

COMPLEXO DE SAÚDE

O Complexo de Saúde da Região Norte deve abrigar o novo Hospital Roberto Arnizaut Silvares com estrutura para funcionar também como unidade hospitalar escola, podendo ser parceiro para atender as demandas de curso superior de Medicina –cuja criação é um clamor regional– e outros já existentes da área de saúde como Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia.

De acordo com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), o novo espaço poderá fomentar ainda a inovação tecnológica por meio de parceria com o Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação (Icepi).

A Sesa detalha que o Complexo de Saúde está projetado para receber um hospital de 260 leitos, o Centro Regional de Especialidades, a Farmácia Cidadã Estadual, o Hemocentro e a Superintendência Regional de Saúde.

O terreno fica localizado no km 71 da BR-101, em área de 80.822 metros quadrados. O complexo deverá contar com um heliponto, 480 vagas de estacionamento e 160 vagas para bicicletas.

 

HRAS

Atualmente o Hospital Roberto Silvares tem na estrutura central, desconsiderando o anexo temporário e o Pronto Socorro, com 120 leitos. A previsão é passar dos atuais 40 leitos de UTI para 70. Sendo assim, somente a enfermaria deve contar com 190, dos 260 leitos previstos no Completo de Saúde da Região Norte.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here