Em pronunciamento na manhã desta terça-feira (31), o secretário estadual da Saúde, Nésio Fernandes fez um alerta. Ele afirma que está sendo observado, nos últimos quatro dias, um aumento de casos respiratórios graves no Espírito Santo.

De acordo com ele, tem aumentado a procura de pacientes sintomáticos respiratórios graves nos pontos de atenção primária, unidades de pronto atendimento, emergências e urgências da Grande Vitória e de outros municípios do Estado.

O secretário frisa que desde o mês de abril a Sesa observou que havia uma quantidade limitada de pacientes na rede hospitalar, o que levou o Governo do Estado a desmobilizar grande parte dos leitos destinados ao tratamento da covid-19 no Estado.

Deste modo, ele fez o alerta para que as pessoas mantenham os cuidados e evitem a transmissão do novo coronavírus. “O comportamento de risco neste momento poderá fazer com que conquistas importantes alcançadas possam ser interrompidas na gestão de risco” – frisa.

No entanto, Nésio Fernandes aponta que o atual momento pandêmico no Estado é diferente do ano passado. “Temos estratégias mais robustas, capacidade de testagem em massa, medida eficaz na ruptura da cadeia de transmissão quando toda a população faz a testagem. Temos agendamento online para testagem”.

Leia também:   Inscrições abertas para maior evento de inovação do Espírito Santo

O secretário explicou que, sem citar quais, 60 municípios capixabas vão incrementar o agendamento para testes de covid numa plataforma do Governo do Estado. Nela, o paciente poderá fazer ter acesso, inclusive, ao resultado do teste, que será atualizado, a partir de quarta-feira (1º de setembro), a cada uma hora.

“Apelamos que as pessoas mantenham todas as medidas complementares capazes de reduzir os riscos da doença”, reforçou.

 

Foto do destaque: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here