O Centro de Operações Especiais da Covid da Secretaria de Saúde de São Mateus emitiu um relatório informando a quantidade de pessoas confirmadas com a nova variante do novo coronavírus, a B.1.1.7, ou variante do Reino Unido. De acordo com o relatório, o Município possui 17 pessoas com nova variante, mais infectante e letal. As informações foram confirmadas pela Vigilância Epidemiológica Municipal.

Conforme o documento que a Rede TC de Comunicações teve acesso, o Município foi comunicado pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen) na terça-feira (23), que analisou amostras de nasofaringe pelo exame RT-PCR. O primeiro caso em São Mateus foi detectado em amostra coletada no dia 21 de dezembro.

A nova variante pode ser até 90% mais infectante e 62% mais letal quando comparada a outras variantes. A Secretaria Estadual da Saúde, por meio de investigação do Lacen, informou na segunda-feira que no Espírito Santo já foram detectadas sete variantes do novo coronavírus, inclusive com a presença da variante de Manaus, a P1.

De acordo com o relatório do Centro de Operações Especiais da Covid, os casos confirmados com a nova variante foram detectados nos bairros Ayrton Senna, Boa Vista, Guriri (com 7 casos), Morada do Ribeirão, Park Washington, Porto, Sernamby, Vila Nova, Vitória e nas localidades de Santa Maria e Nestor Gomes. Os casos são de pessoas com idade entre 5 até 88 anos.

Leia também:   Carro roubado há 2 meses é recuperado pela PRF em São Mateus

Dos 17 casos, apenas 2 necessitaram de internação. Uma pessoa infectada pela nova variante faleceu.

“O serviço de Vigilância Epidemiológica juntamente com o Centro de Operações Especiais de Covid-19 e a coordenação da Estratégia de Saúde da Família está elaborando estratégia para rastreio dos contatos dos pacientes detectados com a B 1.1.7 do SARS-CoV-2 para tentar conter a transmissão da mesma” – diz o relatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here