Por

Wellington Prado

e Claudio Caterinque

Repórteres

A Secretária de Saúde de São Mateus planeja estratégias para acelerar a vacinação contra covid-19 no Município. Titular da pasta, Henrique Follador adianta que uma reunião será feita com agentes comunitários de saúde que receberão orientações para fazerem uma busca ativa de porta em porta para identificar as pessoas que não completaram o esquema vacinal ou nem mesmo receberam a primeira dose de imunizante.

Ele explica que o objetivo é fazer com que o Município contribua para que a Microrregião Nordeste alcance mais rapidamente as metas de vacinação e alcance a classificação de risco muito baixo no Mapa do Governo do Estado.

As metas da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) são: 80% do público-alvo de 18 anos acima vacinado com a segunda dose, ou seja, com o esquema vacinal completo; 90% dos adolescentes de 12 a 17 anos imunizados com a primeira dose e 90% dos idosos de 60 anos acima com a dose de reforço, ou terceira dose.

Desde a segunda-feira (8), está em vigor no Espírito Santo a nova Matriz de Risco de Covid-19 que considera indicadores de vacinação para determinar as medidas qualificadas de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Caso a microrregião alcance as metas de vacinação, todos os municípios que a compõem passam para o risco muito baixo.

Leia também:   Aulas de jiu-jitsu ajudam autistas a desenvolverem habilidades e interação, aponta professor

O mapa de risco que tem validade até domingo (14) possui 77 municípios classificados em risco baixo e apenas Santa Maria de Jetibá em moderado.

 

Sob a nova Matriz de Risco, a Microrregião Nordeste, na qual São Mateus está inserida, apresenta o seguinte esquema vacinal: 70,29% das pessoas com 18 anos acima já foram vacinadas com a segunda dose; 76,38% dos adolescentes receberam uma dose da vacina; e 48,91% dos idosos foram imunizados com a dose de reforço. Os dados foram consultados no painel Vacina e Confia ES, da Sesa, às 14h de quarta-feira (10).

 

Secretário conscientiza  contra resistência à vacina

 

São Mateus – Até as 14h desta quarta-feira (10), o painel Vacina e Confia ES, da Secretaria Estadual da Saúde, apresentava São Mateus com os percentuais de 69,15% das pessoas com 18 anos ou mais com o esquema vacinal completo, 69,58% dos adolescentes com a primeira dose e 48,04% dos idosos imunizados com a dose de reforço.

Mesmo com a desaceleração dos casos graves de covid-19 e a redução de novos óbitos no Município e no Espírito Santo –por conta do avanço na vacinação–, o secretário Henrique Follador frisa que ainda há resistência em parte da população com os imunizantes.

Leia também:   Famílias deixam fazenda e MST realiza caminhada pela Cidade

Desta forma, ele reforça que tem procurado conscientizar as pessoas sobre a importância da vacinação.

Dentre as metas da Sesa para o risco muito baixo, o menor percentual de vacinação em São Mateus é da aplicação da dose de reforço em idosos de 60 anos acima.

O secretário detalha que, sendo assim, a visita dos agentes de saúde nas residências tem o propósito de informar a essas pessoas que elas já podem receber a terceira dose. “Não falta vacina”, sustenta.

O secretário destaca também que as equipes estão visitando diariamente nas escolas para vacinar estudantes de 12 a 17 anos. Entretanto, observa que, para o adolescente receber a imunização, é necessária autorização dos pais ou responsáveis. Follador indica ainda que “há algumas famílias resistentes em permitir a vacinação dos estudantes”.

As ações de imunização nas escolas contemplam também a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização do cartão de vacina dos estudantes.

 

Mucurici é destaque na vacinação de adolescentes

 

Vitórias – Entre os municípios que compõem a Microrregião Nordeste, Mucurici é destaque na imunização de adolescentes, alcançando mais de 100% do público-alvo a ser vacinado no município.

Conforme o painel Vacina e Confia ES, da Sesa, Mucurici já alcançou 107,14% do público-alvo vacinado –o percentual é resultado da estimativa de adolescentes nessa faixa etária aptos a vacinarem no município e o total de imunizantes efetivamente aplicado.

Leia também:   Mutirão de manutenção em São Mateus avança para o segundo mês de implantação

Em relação à aplicação da segunda dose, ou seja, com o esquema vacinal completo –primeira e segunda doses ou imunizante de dose única–, em pessoas com 18 anos ou mais, a maior evolução foi registrada em Montanha, com percentual de 82,86% do público-alvo vacinado.

Já o Município de Boa Esperança registra o maior percentual de idosos vacinados com a terceira dose, com um total de 61,74% que recebeu o reforço da vacina.

 

RISCO MUITO BAIXO

De acordo com a Sesa, a microrregião que alcançar a classificação de risco muito baixo ficará sem qualquer tipo de restrição das atividades econômicas, sociais e culturais.

Por exemplo, os shows e outros eventos sociais poderão acontecer com 100% da capacidade de público para o local. Contudo, a presença deverá estar condicionada somente a pessoas com esquema vacinal completo, ficando mantido o uso de máscara e a disponibilidade de materiais destinados à higienização das mãos.

Já em risco baixo, a capacidade máxima de público é de 50% de ocupação do local, limitando-se ao máximo de 1.200 pessoas.

 

Foto do destaque:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here