São grandes as chances de o Município de São Mateus sediar uma fábrica de lubrificantes e de asfalto. Para o presidente da Energy Platform (EnP), Márcio Félix, “São Mateus está no jogo”. Embora pondere “que o processo ainda está muito no início”, o executivo garante que a ideia é agregar valor à produção de óleo pesado produzido em terra no Espírito Santo, principalmente no norte do Estado.

“Hoje, parte do óleo é mandado para a Lubnor, em Fortaleza, para ser transformado em lubrificante e asfalto. A nossa ideia é produzir óleo em terra no Espírito Santo e transformar, parte dele, em lubrificante e asfalto” – frisa Márcio Félix, ex-secretário-executivo do Ministério de Minas e Energia e também ex-gerente geral da Petrobras no Espírito Santo.

Porém ele destaca ainda que não dá para falar em empregos, ou investimentos, neste momento. “Mas a ideia é fazer isso. A gente está no processo para participar da rodada de oferta permanente da ANP [Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis] e estamos olhando outros ativos no norte do Estado”.

Leia também:   PM encontra pistola, crack, cocaína e maconha em mata em São Mateus

Vice-presidente-executivo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip), Márcio Félix afirma que a planta de lubrificantes, em todo o sentido, deve ficar próximo de onde se produz óleo pesado no Estado. “São os municípios do [centro-]norte, Jaguaré, Linhares e São Mateus, especialmente São Mateus e Jaguaré, que são mais fortes [candidatos] porque concentram a maior parte da produção de óleo pesado no Espírito Santo” – complementa.

Márcio Félix foi também secretário de Petróleo e Gás no Ministério de Minas e Energia, é presidente dos conselhos de administração da Pré-Sal Petróleo e da ES Gás, distribuidora de gás natural do Espírito Santo. Neste ano ele anunciou a criação e lançamento da Energy Platform (EnP), empresa para desenvolver e operar o que chama de “ecossistemas energéticos” no Brasil.

Rio de Janeiro-RJ

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here