AJUDA AO SUL

Nesta semana, Daniel Santana anunciou o envio de 1.500 galões de água para o Rio Grande do Sul, o equivalente a 30.000 litros. Segundo ele, a água foi enviada para o município de São Leopoldo, um dos mais atingidos pelas enchentes. Ver todo esse desastre me deixou com o coração apertado, um sofrimento enorme o que eles estão passando disse o prefeito de São Mateus. Também nesta semana, o Sesc de São Mateus iniciou uma campanha de arrecadação de donativos que serão enviados para o Sul do País. O gerente da unidade de São Mateus, Ronaldo Hoffman, destaca que os donativos podem ser entregues 24 horas por dia na portaria do Sesc, itens como roupas, cobertores, material de limpeza e higiene pessoal, brinquedos, água, remédios, além de Pix. Neste momento, toda a solidariedade aos irmãos gaúchos!

CPI DA VIAÇÃO SÃO GABRIEL

A presidente da CPI da Viação São Gabriel, vereadora Isamara da Farmácia, fez uma grave denúncia na reunião de quinta-feira da Comissão. Ela disse que uma usuária falou para ela sobre um episódio envolvendo uma linha do transporte coletivo urbano de São Mateus. A parlamentar afirmou que a usuária disse que o motorista de um ônibus, ao chegar ao ponto inicial, desceu e comunicou aos passageiros que teria sido obrigado a trabalhar com o veículo sem os freios e que quem embarcasse assumiria os riscos. A vereadora afirmou ainda que os motoristas trabalham sob pressão: ou trabalham, ou perdem o emprego!

GRAVE

A denúncia feita pela vereadora, se for confirmado o caso, é de extrema gravidade, pois além de colocar em risco a vida do trabalhador, ainda arrisca a vida dos usuários.

BUSCA E APREENSÃO

Aprovada no dia 25 de março, a CPI da Viação São Gabriel realizou a primeira reunião no dia 18 de abril, quando foram aprovados requerimentos solicitando documentos, incluindo cópia do contrato de concessão, para a empresa e também para o setor de fiscalização da Prefeitura de São Mateus. Nesta quinta-feira (16), quase um mês depois, a presidente da Comissão, vereadora Isamara, afirmou que a Viação São Gabriel ainda não havia enviado nenhum dos documentos solicitados. Com isso, foi aprovado novo pedido de documentos para a empresa, dando prazo de 72 horas para o cumprimento. Também foi aprovado que, caso a empresa não cumpra o novo prazo, a Câmara de São Mateus fará uma busca e apreensão dos documentos na Viação São Gabriel.

NEGOU

O relator da CPI da Viação São Gabriel, vereador Gilton Gomes, indeferiu o requerimento apresentado pela vice-presidente da Comissão, vereadora Ciety Cerqueira, que pediu para a CPI ouvir o ex-prefeito Amadeu Boroto, que era o gestor do Município na época da assinatura do contrato de concessão. O vereador argumentou que o objeto da Comissão é investigar o cumprimento do contrato de concessão, e não como ele foi feito.

FERRAÇO

O deputado estadual Theodorico Ferraço visitaria Montanha na noite desta sexta-feira para fortalecer o debate de uma chapa composta pelos partidos PP e PSD para a disputa eleitoral no Município. O parlamentar, que já confirmou pré-candidatura a prefeito em Cachoeiro do Itapemirim, representa um bloco formado pelo PP, MDB e Novo e ainda deve contar com o apoio do filho, o vice-governador Ricardo Ferraço, que está como governador em exercício devido à viagem de Renato Casagrande aos EUA.

COTA DE GÊNERO

Os candidatos a vereador nas eleições deste ano devem ficar atentos a uma importante regra eleitoral: a cota de gênero, que determina o percentual de candidaturas femininas em cada partido. Em São Mateus, o ex-vereador Delermano Suim perdeu o mandato no ano passado porque o partido foi condenado por descumprir essa regra. Nesta semana, outros 7 vereadores tiveram os mandatos cassados, sendo dois em Nova Venécia e cinco em Cariacica pelos mesmos motivos. Na quinta-feira, o TSE aprovou uma súmula jurisprudencial que permite aos TREs cassarem toda a chapa por conta de fraude nas cotas de gênero e determinou ainda que ela se caracteriza por votação zerada, prestação de contas padronizada ou com ausência de movimentações financeiras relevantes e ausência de atos efetivos de campanha.

GILVAN DA FEDERAL

O polêmico deputado federal capixaba Gilvan da Federal protagonizou um episódio que repercutiu de maneira negativa nacionalmente. Em uma reunião da Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados que debatia a criação de um dia nacional dos presos políticos, o parlamentar pediu o fuzilamento dos comandantes das Forças Armadas por não terem apoiado um golpe de estado em 2022/2023. Isso é grave e poderá ter muitas repercussões.

ENGORDAMENTO DA PRAIA

Na próxima quarta-feira a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo fará uma audiência pública em Guarapari para debater o engordamento da Praia do Morro. A obra, que deverá ser realizada por meio de parceria entre a prefeitura e Governo do Estado, pretende alargar a faixa de areia de 40 metros para 80. De acordo com a prefeitura, a intervenção tem como objetivo contribuir para a infraestrutura e a economia pautada na atividade turística. Mas moradores questionam possíveis mudanças na beleza natural e no ecossistema marítimo. Há preocupação até mesmo com a segurança dos banhistas haja vista que a profundidade do mar deve aumentar abruptamente ao fim da faixa estendida.

Na próxima quarta-feira a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo fará uma audiência pública em Guarapari para debater o engordamento da Praia do Morro. Foto: PMG-Ales/Divulgação

CAMBORIÚ CAPIXABA

Segundo o deputado estadual Gandini, presidente da Comissão, uma das desconfianças dos moradores é com a existência de interesses imobiliários por trás da obra, devido ao novo sombreamento da praia e mudança da altura máxima das edificações. O interesse da comissão é ouvir autoridades da prefeitura, governo, Ministério Público, para entender a necessidade do investimento, que está projetado em mais de R$ 100 milhões. Segundo o parlamentar, existe uma discórdia muito grande em relação à execução da obra. Inclusive ele aponta um estudo que indica que tem aumentado a faixa de areia, e não diminuído nos últimos dez anos. Seria a Camboriú capixaba? O balneário catarinense gastou milhões de recursos públicos para aumentar a faixa de areia por conta do sombreamento das praias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here