Nesta semana, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Mateus (Saae), iniciou o revezamento na captação de água no Rio Cricaré e em poços artesianos. De acordo com o técnico químico do Saae, Deosdete Luis Fabres, a manobra iniciou nesta terça-feira. Ele frisou que a autarquia está captando água no rio durante 12 horas por dia. Nas demais 12 horas, a água é captada exclusivamente em poços artesianos profundos perfurados na Cidade.

Segundo Deosdete, o Saae está realizando o monitoramento periódico no ponto de captação no rio, no Bairro Porto. Ele frisou que na sexta-feira (25), os testes mostraram o maior índice de salinidade no ponto, de 777ppm. O técnico químico destacou que, quando a salinidade começa a aproximar dos 250ppm, a captação é interrompida, passando o sistema a busca água nos poços artesianos. Da mesma forma, quando a maré esvazia, o Saae retoma a captação no rio assim que a salinidade abaixa dos 250ppm.

Conforme detalhou, de terça para esta quarta-feira feira, o Saae captou água no Rio Cricaré entre 22h20 e 7h20. A partir de então, a água distribuída para a população é a de poços artesianos. Ele adiantou que realiza novo teste no início da tarde para que a captação seja retomada no rio, caso a salinidade este dentro dos padrões permitidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), do limite de até 250ppm.

Leia também:   Força Tática recupera carros roubados e detém dois em São Mateus

Deosdete afirmou ainda que não foi registrada até o momento qualquer reclamação de falta de água em residências em São Mateus, com exceção de problemas pontuais já observados nos bairros Boa Vista e Posto Esso. Ele destacou que a rede nestes dois locais demanda de um poço artesiano.

O diretor da autarquia, René Michel Kherlakian, informou à Reportagem pela manhã que está em Vitória cuidando de assuntos relacionados à saúde.

São Mateus-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here