A partir desta terça-feira (23), inicia a itinerância da exposição Retratos e Paisagens de São Mateus, projeto premiado nos editais da Lei Aldir Blanc e implementado pela Secretaria de Cultura de São Mateus.

De acordo com a ativista cultural Shila Joaquim, a exposição apresenta dez imagens e dez peças cerâmicas organizadas em tenda itinerante. “O objetivo é retratar as paisagens e personagens do imaginário de São Mateus através da percepção da artista que se utiliza da pintura e do tridimensional para relacionar arte e educação numa perspectiva transdisciplinar”, argumenta.

Ela explica ainda que, além disso, é importante para a atividade criar narrativas que transmitam valor da cultura mateense através da relação das artes visuais e educação e, ao mesmo tempo, proporcionar acesso à arte e proximidade do diálogo entre os estudantes e a artista”.

A exposição circulará por cinco escolas de São Mateus, sendo quatro do campo, agendadas em parceria com a Coordenadoria da Educação do Campo da Secretaria de Educação. “O agendamento privilegiou as escolas do interior do Município aonde chegam poucas ou nenhuma atividade cultural”, enfatiza.

Leia também:   Exposição do projeto baleia jubarte fica em Guriri até o fim do Verão

 

Shila detalha que a quinta escola é de Guriri, região onde ela mantém o ateliê Casa de Troca Cerâmica na Restinga, “espaço cultural cuja missão é fomentar atividades ligadas a produção de cerâmica tradicional e interliga-la com as demais linguagens”.

A exposição, além das obras, oferece roda de conversa e oficina de modelagem para estudantes e professores e, em cada escola visitada, acontece abertura com performance do poeta popular e educador Cesar Domiciano.

O percurso da circulação Retratos e Paisagens de São Mateus vai até o dia 30 e, na sequência, retorna para a Casa de Troca. A programação é a seguinte: Dia 23, na Escola Girassol, em Santa Leocádia: dia 24, na Escola São Pio X. Região dos Quilómetros, dia 25. na Escola Córrego Seco, em Córrego Seco: dia 26, na Escola Maria Francisca Nunes Coutinho, no Nativo; e no dia 30, na Escola Guriri.

Leia também:   'La Casa de Papel' leva assaltantes a jornada emocional nos últimos episódios

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here