ANA PAULA BRANCO
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – A Receita federal anunciou nesta terça (23) a possibilidade de o contribuinte fazer a declaração do Imposto de Renda 2021 pelo cadastro no Portal gov.br. Segundo a Receita, atualmente, 94 milhões de pessoas possuem conta no gov.br único, que tem usuário e senha únicos para acessar diversos serviços do governo federal.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O serviço é um projeto piloto e estará disponível até o dia 25 de março (quinta-feira), exclusivamente na declaração online, por meio do serviço Meu Imposto de Renda, quando acessado pelo e-CAC no computador. Para acessar, o contribuinte precisa ter cadastro no gov.br com validação por meio de atendimento presencial no INSS, internet banking, reconhecimento facial no Denatran ou no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e de servidores públicos, além do certificado digital.

O contribuinte poderá parear o celular, pelo aplicativo do gov.br, com o e-CAC para ter a declaração pré-preenchida. Segundo a Receita, é possível recuperar as informações no e-CAC, salvar na nuvem e continuar nos outros meios de preenchimento.

Leia também:   Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Disponibilizada em 2014 para usuários com certificado digital, a declaração pré-preenchida foi criada para facilitar o preenchimento e entrega da declaração IRPF, evitando erros e omissões.

A novidade neste ano é a ampliação desse acesso. Com acesso pelo gov.br, o programa pré-preenche a declaração do contribuinte com as informações prestadas por terceiros, e por ele mesmo, à Receita Federal.

Também é possível recuperar informações dos dependentes, desde que haja procuração eletrônica. Caso haja algum dado incorreto, o contribuinte pode complementar ou corrigir as informações.​

Prazo de entrega

A entrega da declaração do Imposto de Renda 2021 termina em 30 de abril. Quem não entregar no prazo está sujeito a multa que pode chegar a 20% do imposto devido.

Nesta terça, a receita afirmou que está monitorando a pandemia de Covid-19 para um possível adiamento da entrega, como ocorreu em 2020.

De onde vem as informações?

Das fontes pagadoras por meio da Dirf (Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte), inclusive dados financeiros.

Das pessoas jurídicas do ramo de imóveis por meio da Dimob (Declaração de Informações sobre atividades Imobiliárias).

Leia também:   Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

Das pessoas jurídicas prestadoras de serviços de saúde por meio da Dmed (Declaração de Serviços Médicos); e da própria declaração IRPF do contribuinte, do ano calendário anterior.

É de inteira responsabilidade do contribuinte a verificação da correção de todos os dados preenchidos na declaração, devendo realizar as alterações, inclusões e exclusões das informações necessárias, se for o caso.

*
Veja o passo a passo para usar sua conta no gov.br

Acesse o site http://acesso.gov.br

Clique no botão Crie sua conta Gov br.

Baixe o aplicativo do Portal Gov.br em seu celular e acesse com seu usuário

Em segurança, entre em “Habilitar verificação em duas etapas”

Será solicitada validação facial (bases do Denatran ou do TSE)

Ao finalizar, o duplo fator estará habilitado

Como acessar a pré-preenchida?

1) Acesse o aplicativo gov.br pelo celular e entre com sua conta

2) Na página gov.br/receitafederal procure o Portal e-CAC

3) Escolha “Entrar com gov.br” e informe CPF + Senha

4) Se o duplo fator estiver ativado, será enviado um código de acesso para seu dispositivo móvel

Leia também:   Mais de 20,3 milhões de contribuintes já enviaram declaração do IR

5) Informe o código de acesso

6) No e-CAC procure por Meu Imposto de Renda, e clique na linha “Preencher Declaração online”

7) Inicie com a declaração pré-preenchida

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here