O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) planeja bloquear área operacional da Petrobras a partir desta terça-feira (4), em ato do movimento nacional de greve deflagrado sábado (1º). O local está sendo mantido em sigilo. A primeira ação de greve no Estado ocorreu em São Mateus nesta segunda-feira (3), com o bloqueio da base administrativa, denominada Base 61. A manifestação na unidade iniciou às 7h e seguiu até as 17h.

Foto: Wellington Prado/TC Digital

Com apoio do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e estudantes, os petroleiros chegaram a interromper o tráfego de veículos na pista principal da BR-101 por volta das 11 horas por 20 minutos. A Polícia Rodoviária Federal acompanhou o movimento. Uma viatura da Polícia Militar também esteve no local.

Coordenador do Sindipetro-ES, Valnisio Hoffmann destacou que a greve nacional dos petroleiros foi deflagrada em resposta à decisão do fechamento de fábrica de fertilizantes no Paraná. Ele salienta que 396 trabalhadores estão sendo demitidos de forma sumária, descumprindo cláusula de acordo coletivo “que proíbe a demissão coletiva sem negociação com o sindicato”. O coordenador frisou que o primeiro ato de greve no Espírito Santo foi na Base 61 de forma simbólica, “porque a empresa já declarou que tem a intenção de fechar a unidade”. Contra isso, o Sindipetro pretende realizar outros atos.

Leia também:   Adufes fará assembleias nesta semana para discutir proposta do Governo Federal
Foto: Wellington Prado/TC Digital

Valnísio disse que todos os petroleiros, além dos trabalhadores terceirizados, deixaram de trabalhar na base administrativa da Petrobras de São Mateus nesta segunda-feira (3), aderindo ao movimento grevista. Ele frisou que o objetivo nas áreas operacionais será evitar a troca de turno. O coordenador destacou que o estado de greve dos petroleiros é por tempo indeterminado, até que a estatal reveja as demissões no Paraná.

Nesta segunda, a FUP informou que a greve dos petroleiros avançou para 13 estados e 24 unidades do Sistema Petrobras no País.

Foto: Wellington Prado/TC Digital

Leia mais: Petrobras considera greve injustificável

Leia mais: Daniel diz a petroleiros que apresenta reivindicações ao governador nesta terça

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here