Em pronunciamento na tarde desta segunda-feira (19), o secretário estadual Nésio Fernandes afirmou que não há confirmação de circulação da variante Delta, de coronavírus, no Espírito Santo. Pesquisas apontam que a variante pode ser muito mais transmissível que outras mutações do vírus.

“Importante destacar que a variante Delta não se trata de um novo vírus e uma nova pandemia. Temos essa circulação desta variante em diversos estados brasileiros. Até o momento não tem confirmação de circulação de variante Delta no Espírito Santo, o que não descarta que essa informação seja atualizada ao longo das próximas semanas” – salienta.

O secretário detalha que a Secretaria Estadual da Saúde enviou amostras coletadas de pacientes com covid-19 do Espírito Santo para análise na Fiocruz. “Mesmo que amostras enviadas confirme a circulação da variante Delta em nosso Estado, nós ainda não estaríamos tratando de um contexto em que essa variante assuma predominância na transmissão comunitária”, reforça.

Nésio Fernandes destaca que a importância do avanço na aplicação da primeira dose da vacinação no Estado, a antecipação da segunda dose dos imunizantes da AstraZeneca e Pfizer sempre que o Estado ter uma ampla disponibilizada, somado ao trabalho amplo de testagem para isolamento de infectados e disciplina da população nos cuidados de prevenção, com máscaras e evitar aglomerações, para que a pandemia seja vencida no Espírito Santo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here